15 Ideias de Atividades (BNCC) bíblica infantil

1. Contação de Histórias Bíblicas

A contação de histórias é uma atividade que envolve a narração de passagens bíblicas de forma envolvente. Os alunos podem se dividir em grupos e escolher uma história para apresentar, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a produção de narrativas orais.

2. Jogo da Memória Bíblica

O jogo da memória pode ser adaptado para incluir personagens e eventos bíblicos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conhecimento sobre a Bíblia de forma lúdica. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a criação e a apreciação de jogos.

3. Artesanato com Temas Bíblicos

Os alunos podem criar artesanatos que representem histórias ou personagens bíblicos, como a arca de Noé ou os 10 mandamentos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a produção de obras artísticas.

4. Mapa das Viagens de Paulo

Os alunos podem criar um mapa ilustrado das viagens missionárias de Paulo, destacando as cidades visitadas e os eventos importantes. Essa atividade promove o aprendizado geográfico e histórico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15HG01, que aborda a leitura e interpretação de mapas.

5. Quiz Bíblico

Um quiz interativo sobre a Bíblia pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo aprendido. Os alunos podem trabalhar em equipes para responder perguntas sobre histórias, personagens e versículos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches baseado em histórias bíblicas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em equipe. Está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a criação de performances artísticas.

7. Caderno de Versículos

Criar um caderno onde os alunos escrevem versículos bíblicos e suas interpretações pessoais pode ser uma atividade enriquecedora. Isso promove a reflexão e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos escritos.

8. Caça ao Tesouro Bíblico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a histórias bíblicas pode ser uma maneira divertida de aprender. Os alunos devem resolver enigmas que os levam a diferentes locais, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF01, que envolve a prática de atividades físicas e lúdicas.

9. Criação de um Livro de Receitas Bíblicas

Os alunos podem pesquisar e criar um livro de receitas que remeta a pratos mencionados na Bíblia, como o pão e o vinho. Essa atividade envolve pesquisa e escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a produção de textos informativos.

10. Debate sobre Valores Bíblicos

Promover um debate sobre os valores ensinados na Bíblia, como amor, perdão e solidariedade, pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos devem preparar argumentos e ouvir diferentes opiniões, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a argumentação e o diálogo.

11. Criação de um Diário de Oração

Os alunos podem criar um diário onde escrevem suas orações e reflexões sobre a Bíblia. Essa atividade promove a introspecção e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos pessoais.

12. Mural de Histórias Bíblicas

Os alunos podem criar um mural na sala de aula com ilustrações e resumos de histórias bíblicas. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a produção de obras coletivas.

13. Apresentação de Projetos sobre Personagens Bíblicos

Os alunos podem escolher um personagem bíblico para pesquisar e apresentar para a turma. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a apresentação de informações de forma clara.

14. Música e Louvor

Os alunos podem aprender músicas que falam sobre histórias bíblicas e apresentá-las para a turma. Essa atividade promove a musicalidade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação musical.

15. Criação de um Jogo de Tabuleiro Bíblico

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios sobre a Bíblia. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de jogos e brincadeiras.