15 Ideias de Atividades (BNCC) para 2º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens relacionadas, promovendo a associação entre elas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras em diferentes contextos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma contação de histórias, onde cada um traz um livro ou uma história para compartilhar com a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação, alinhada à habilidade EF15LP02, que trata da produção e interpretação de textos orais.

3. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade e a expressão escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Uma atividade que combina matemática e diversão. Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para resolver e encontrar um “tesouro”. Essa atividade atende à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas utilizando operações matemáticas.

5. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para observar a formação de camadas. Essa atividade promove a curiosidade científica e está alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a observação e a experimentação no ensino de ciências.

6. Atividades de Leitura em Voz Alta

Os alunos podem praticar a leitura em voz alta, escolhendo textos curtos e interessantes. Essa atividade estimula a fluência e a entonação, relacionada à habilidade EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de textos diversos.

7. Jogos de Raciocínio Lógico

Os alunos podem participar de jogos que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA02, que envolve a resolução de problemas e a lógica matemática.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem colaborar na criação de um jornal da turma, onde escrevem sobre eventos, curiosidades e notícias. Essa atividade promove a escrita e a organização de informações, relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos informativos.

9. Atividades Artísticas com Reciclagem

Os alunos podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte a partir de diferentes materiais.

10. Jogos de Palavras Cruzadas

Os alunos podem resolver palavras cruzadas que envolvem vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade estimula o conhecimento de palavras e suas definições, relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve o uso de diferentes estratégias de leitura e escrita.