15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alfabetização na educação infantil

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de cartas com letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e o reconhecimento das letras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe o reconhecimento de letras e seus sons.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de envolver as crianças na alfabetização. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e participar da narrativa, desenvolvendo a oralidade e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que incentiva a produção de narrativas orais.

3. Oficina de Criação de Livros

Nesta atividade, os alunos são incentivados a criar seus próprios livros, desenhando e escrevendo pequenas histórias. Isso promove a escrita e a leitura de forma divertida. A habilidade EF15LP03 da BNCC, que aborda a produção de textos, é diretamente trabalhada aqui.

4. Caça-Palavras Temático

Os alunos participam de uma caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou frutas. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e no reconhecimento de palavras. Está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a compreensão de palavras em diferentes contextos.

5. Mural de Palavras

Criação de um mural na sala de aula onde os alunos podem colar palavras que aprenderam. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, além de promover a interação entre os alunos. A habilidade EF15LP05 da BNCC, que trata da leitura e produção de textos, é contemplada.

6. Jogo de Rimas

Os alunos participam de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade desenvolve a consciência fonológica e a criatividade. Está alinhada à habilidade EF15LP06, que aborda a identificação de rimas e sons semelhantes nas palavras.

7. Atividade de Leitura Compartilhada

Os professores realizam leituras em voz alta de livros infantis, incentivando os alunos a participarem com perguntas e comentários. Essa prática promove a compreensão e o gosto pela leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a interpretação de textos.

8. Jogo de Sílabas

Os alunos jogam um jogo onde devem formar palavras a partir de sílabas apresentadas. Essa atividade ajuda no reconhecimento e na formação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da leitura e escrita de palavras simples.

9. Atividade de Classificação de Palavras

Nesta atividade, os alunos classificam palavras em categorias, como substantivos e verbos. Isso ajuda a entender a função das palavras na construção de frases. A habilidade EF15LP09 da BNCC, que aborda a análise de palavras e suas funções, é trabalhada aqui.

10. Criação de Poemas

Os alunos são incentivados a criar pequenos poemas, explorando a sonoridade das palavras e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos poéticos e a apreciação da literatura.

11. Jogo de Bingo de Palavras

Os alunos jogam bingo utilizando palavras que estão aprendendo. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do vocabulário. Alinha-se à habilidade EF15LP11, que trata do reconhecimento e uso de palavras em diferentes contextos.

12. Atividade de Escrita Criativa

Os alunos recebem uma imagem e devem escrever uma história a partir dela. Essa atividade estimula a imaginação e a habilidade de escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos narrativos.

13. Jogo de Adivinhação de Palavras

Os alunos fazem perguntas para adivinhar uma palavra que o professor está pensando. Essa atividade desenvolve a oralidade e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que trata da construção de perguntas e respostas.

14. Atividade de Leitura de Sinais e Placas

Os alunos exploram o ambiente escolar e identificam sinais e placas, discutindo seus significados. Essa atividade promove a leitura em contextos reais, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a leitura de diferentes tipos de textos.

15. Criação de Cartazes com Palavras-Chave

Os alunos criam cartazes com palavras-chave sobre um tema estudado, utilizando desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que trata da produção de textos visuais e escritos.