15 Ideias de Atividades (BNCC) Excel básico

1. Criação de Planilhas de Orçamento Pessoal

Os alunos podem aprender a criar uma planilha de orçamento pessoal utilizando o Excel. Essa atividade envolve a inserção de dados como receitas e despesas, além de utilizar fórmulas básicas para calcular o saldo. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA01, que aborda a elaboração e análise de dados em tabelas.

2. Gráficos de Despesas Mensais

Nesta atividade, os alunos devem coletar dados sobre suas despesas mensais e representá-los graficamente no Excel. Eles aprenderão a criar gráficos de pizza e colunas, desenvolvendo a habilidade de visualizar informações. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA02, que trata da interpretação de gráficos e tabelas.

3. Cálculo de Média de Notas

Os alunos podem criar uma planilha para calcular a média de notas de diferentes disciplinas. Utilizando fórmulas como a média aritmética, eles aprenderão a manipular dados numéricos. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA03, que envolve o uso de operações matemáticas em situações práticas.

4. Análise de Dados de Vendas

Os alunos podem simular uma análise de vendas de produtos, inserindo dados de vendas e utilizando funções como SOMA e MÉDIA. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades analíticas. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA04, que aborda a interpretação de dados em contextos econômicos.

5. Criação de Cronogramas de Estudo

Os alunos podem criar um cronograma de estudos utilizando o Excel, organizando suas atividades e horários. Essa atividade promove a gestão do tempo e o planejamento. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA05, que trata da organização e planejamento de atividades.

6. Simulação de Investimentos

Nesta atividade, os alunos podem simular diferentes tipos de investimentos e calcular o retorno esperado. Eles aprenderão sobre juros simples e compostos. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA06, que envolve a compreensão de conceitos financeiros.

7. Criação de Tabelas Dinâmicas

Os alunos podem aprender a criar tabelas dinâmicas para resumir grandes volumes de dados. Essa atividade é fundamental para a análise de dados complexos. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA07, que aborda a organização e análise de dados em diferentes formatos.

8. Planejamento de Eventos

Os alunos podem utilizar o Excel para planejar um evento, criando listas de tarefas e orçamentos. Essa atividade estimula a organização e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA08, que trata do planejamento e execução de projetos.

9. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos podem coletar dados estatísticos e utilizar o Excel para calcular medidas como média, mediana e moda. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a interpretação de dados. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA09, que envolve a análise e interpretação de dados estatísticos.

10. Criação de Questionários e Análise de Resultados

Os alunos podem criar um questionário no Excel e, em seguida, analisar os resultados utilizando gráficos. Essa atividade promove a pesquisa e a análise crítica. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA10, que aborda a elaboração e análise de questionários e dados coletados.