15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano ensino médio história

1. Debate sobre a Revolução Industrial

Organizar um debate em sala de aula sobre as causas e consequências da Revolução Industrial. Os alunos podem ser divididos em grupos, onde cada um representa uma perspectiva diferente, como trabalhadores, industriais e o governo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de desenvolver habilidades de pesquisa. Habilidade BNCC: EF09HI01.

2. Linha do Tempo da História do Brasil

Os alunos devem criar uma linha do tempo destacando os principais eventos da história do Brasil, desde a colonização até a contemporaneidade. Essa atividade pode ser feita em grupos e deve incluir datas, descrições e imagens. A linha do tempo pode ser apresentada em formato digital ou físico. Habilidade BNCC: EF09HI02.

3. Análise de Documentos Históricos

Propor a análise de documentos históricos, como cartas, tratados e jornais da época. Os alunos devem identificar o contexto, a autoria e a importância do documento. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de interpretação de fontes históricas. Habilidade BNCC: EF09HI03.

4. Criação de um Podcast sobre História

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas históricos relevantes, como a escravidão no Brasil ou a Ditadura Militar. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a oratória, além de ser uma forma moderna de apresentar conteúdo. Habilidade BNCC: EF09HI04.

5. Simulação de um Julgamento Histórico

Realizar uma simulação de um julgamento histórico, como o de Tiradentes. Os alunos devem assumir papéis de juízes, advogados e testemunhas, apresentando argumentos e evidências. Essa atividade promove a empatia e o entendimento das complexidades históricas. Habilidade BNCC: EF09HI05.

6. Produção de um Jornal da Época

Os alunos devem criar um jornal que poderia ter sido publicado em um determinado período histórico. Eles devem pesquisar e incluir notícias, editoriais e anúncios que refletissem a sociedade da época. Essa atividade desenvolve a criatividade e a pesquisa histórica. Habilidade BNCC: EF09HI06.

7. Estudo de Caso: Revoltas Populares

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre revoltas populares, como a Revolta da Chibata ou a Revolta dos Malês. Eles devem investigar as causas, os protagonistas e as consequências, apresentando suas conclusões em um seminário. Habilidade BNCC: EF09HI07.

8. Mapa Conceitual sobre a Guerra Fria

Os alunos devem criar um mapa conceitual que resuma os principais eventos e conceitos da Guerra Fria. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as relações entre os eventos históricos. Habilidade BNCC: EF09HI08.

9. Entrevista com um Historiador

Organizar uma entrevista com um historiador local ou um professor de história. Os alunos podem preparar perguntas sobre a importância da história e como ela influencia a sociedade atual. Essa atividade aproxima os alunos da prática histórica. Habilidade BNCC: EF09HI09.

10. Análise de Filmes Históricos

Assistir a um filme histórico e realizar uma análise crítica sobre a representação dos eventos. Os alunos devem discutir a precisão histórica e a interpretação artística. Essa atividade estimula a reflexão sobre a forma como a história é contada. Habilidade BNCC: EF09HI10.

11. Criação de um Blog de História

Os alunos podem criar um blog onde publicam artigos sobre temas históricos de seu interesse. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, pesquisa e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF09HI11.

12. Visita a um Museu

Organizar uma visita a um museu de história local. Os alunos devem preparar um relatório sobre o que aprenderam e como as exposições se relacionam com o conteúdo estudado em sala de aula. Habilidade BNCC: EF09HI12.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre temas históricos. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre a história. Essa atividade torna o aprendizado divertido e interativo. Habilidade BNCC: EF09HI13.

14. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos devem criar cartazes que representem eventos ou figuras históricas importantes. Os cartazes devem incluir informações relevantes e podem ser expostos na escola. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF09HI14.

15. Estudo de Biografias de Personagens Históricos

Os alunos devem escolher um personagem histórico e realizar uma pesquisa sobre sua vida e contribuições. Em seguida, devem apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade ajuda a entender a importância dos indivíduos na história. Habilidade BNCC: EF09HI15.