15 Ideias de Atividades (BNCC) estrutura da Terra 6º ano

1. Criação de Maquetes da Estrutura da Terra

Nesta atividade, os alunos poderão criar maquetes representando as camadas da Terra: crosta, manto e núcleo. Utilizando materiais recicláveis, como papelão, isopor e tintas, os estudantes devem pesquisar as características de cada camada e apresentá-las em sala. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI06, que aborda a estrutura interna da Terra e suas características.

2. Experimento com Modelos de Camadas

Os alunos poderão realizar um experimento utilizando líquidos de diferentes densidades para simular as camadas da Terra. Com água, óleo e mel, eles observarão como as substâncias se comportam, representando a crosta, o manto e o núcleo. Essa atividade atende à habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI07, que envolve a compreensão de fenômenos físicos e suas aplicações.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a estrutura da Terra pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas relacionadas às camadas da Terra, suas características e importância. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI08, que incentiva a pesquisa e a troca de conhecimentos.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre cada camada da Terra, incluindo informações sobre composição, temperatura e características. Após a elaboração, os cartazes podem ser expostos na sala de aula. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI06, que envolve a comunicação de informações científicas.

5. Estudo de Caso: Terremotos e Vulcões

Os alunos podem investigar a relação entre a estrutura da Terra e fenômenos como terremotos e erupções vulcânicas. Eles devem apresentar suas descobertas em um trabalho escrito ou apresentação oral. Essa atividade atende à habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI09, que aborda a relação entre a estrutura da Terra e fenômenos naturais.

6. Simulação de Erupção Vulcânica

Realizar uma simulação de erupção vulcânica utilizando bicarbonato de sódio e vinagre pode ser uma atividade prática e divertida. Os alunos devem explicar o que acontece durante uma erupção e como isso se relaciona com a estrutura da Terra. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI07, que envolve a observação de reações químicas.

7. Debate sobre Recursos Naturais

Promover um debate sobre os recursos naturais encontrados nas diferentes camadas da Terra pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Eles devem pesquisar e apresentar argumentos sobre a importância da preservação desses recursos. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI10, que aborda a relação entre a sociedade e os recursos naturais.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos educativos sobre a estrutura da Terra, explicando suas camadas e características. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI08, que envolve a utilização de diferentes mídias para a comunicação de informações.

9. Pesquisa sobre Minerais e Rochas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes tipos de minerais e rochas encontrados na crosta terrestre. Eles devem apresentar suas descobertas em um relatório ou apresentação. Essa atividade atende à habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI06, que envolve a identificação e classificação de materiais naturais.

10. Visita a um Museu de Ciências

Organizar uma visita a um museu de ciências pode proporcionar aos alunos uma experiência prática sobre a estrutura da Terra. Durante a visita, eles poderão observar exposições relacionadas ao tema e participar de atividades interativas. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – 6º ano – EF06CI09, que envolve a observação e análise de fenômenos naturais.