15 Ideias de Atividades (BNCC) seres vivos ensino fundamental 2º ano

1. Observação de Seres Vivos

Uma atividade prática que envolve a observação de diferentes seres vivos em seu habitat natural ou em um ambiente controlado, como um jardim ou parque. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno, desenhando os seres vivos que encontrarem e anotando características como cor, tamanho e comportamento. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a observação e descrição de seres vivos.

2. Montagem de Terrários

Os alunos podem criar terrários que simulem um ecossistema, utilizando plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre a interdependência entre os seres vivos e o ambiente. A montagem do terrário deve ser acompanhada de uma pesquisa sobre as espécies escolhidas, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que trata da pesquisa e apresentação de informações sobre seres vivos.

3. Jogo da Memória com Seres Vivos

Desenvolver um jogo da memória utilizando cartas que representem diferentes seres vivos e seus habitats. Os alunos devem emparelhar as cartas corretas, promovendo o aprendizado sobre a biodiversidade e a relação entre os seres vivos e seus ambientes. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a identificação de seres vivos e suas características.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes seres vivos, incluindo informações sobre suas características, habitat e alimentação. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a troca de conhecimentos entre os alunos. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI04, que incentiva a produção de textos informativos sobre seres vivos.

5. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos simples com plantas, como observar o crescimento de uma planta em diferentes condições de luz e água. Os alunos podem registrar suas observações e discutir os resultados, promovendo o entendimento sobre as necessidades básicas dos seres vivos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI05, que aborda a investigação de fatores que influenciam o crescimento das plantas.

6. Visitas a Parques ou Jardins Botânicos

Organizar uma visita a um parque ou jardim botânico, onde os alunos possam observar diferentes espécies de plantas e animais. Durante a visita, os alunos podem fazer anotações e tirar fotos, que serão utilizadas em uma apresentação posterior. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI06, que envolve a observação de seres vivos em ambientes naturais.

7. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram suas observações sobre os seres vivos que encontram em suas rotinas diárias. Essa atividade incentiva a atenção ao ambiente e a reflexão sobre a biodiversidade ao nosso redor. A atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI07, que trata da documentação de observações científicas.

8. Estudo de Ciclos de Vida

Os alunos podem estudar os ciclos de vida de diferentes seres vivos, como borboletas, sapos e plantas. A atividade pode incluir a criação de gráficos ou maquetes que representem as etapas do ciclo de vida. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI08, que aborda a compreensão dos ciclos de vida dos seres vivos.

9. Debates sobre Conservação

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da conservação dos seres vivos e seus habitats. Os alunos podem pesquisar sobre espécies ameaçadas e apresentar suas conclusões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI09, que envolve discussões sobre a preservação da biodiversidade.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem a vida de um ser vivo específico, incluindo suas características, habitat e desafios enfrentados. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover o aprendizado sobre a diversidade biológica. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI10, que incentiva a produção de narrativas sobre seres vivos.