15 Ideias de Atividades (BNCC) 5 sentidos ensino fundamental

1. Jogo dos Sentidos

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma caixa com objetos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Os alunos devem, então, explorar os objetos sem olhar e descrever suas sensações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI05, que aborda a percepção sensorial e a exploração do ambiente.

2. Experiência Gastronômica

Organize uma atividade onde os alunos possam experimentar diferentes sabores e texturas de alimentos. Cada aluno deve descrever o que sente ao degustar cada item, utilizando adjetivos que remetam aos sentidos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a produção de textos descritivos.

3. Caça ao Tesouro Sensorial

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar objetos que correspondem a cada um dos cinco sentidos. Por exemplo, um objeto que cheira bem, um que é macio, etc. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI06, que envolve a exploração e a identificação de características dos objetos.

4. Pintura com os Olhos Vendados

Os alunos devem criar uma obra de arte utilizando tinta, mas com os olhos vendados. Eles devem confiar em seus outros sentidos para criar a arte. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da expressão artística e da experimentação de diferentes técnicas.

5. Sons da Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que eles escutem os sons da natureza. Após a atividade, eles devem descrever os sons que ouviram e como isso os fez sentir. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI04, que aborda a observação e a descrição de fenômenos naturais.

6. Experiência Olfativa

Prepare frascos com diferentes essências e peça aos alunos que identifiquem cada cheiro. Após a atividade, eles devem escrever sobre as memórias ou sentimentos que cada cheiro evoca. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a produção de textos reflexivos.

7. Teatro dos Sentidos

Os alunos devem criar uma pequena peça de teatro onde cada cena representa um dos cinco sentidos. Eles podem usar adereços e sons para enriquecer a apresentação. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e a apresentação de produções artísticas.

8. Desenho com os Sentidos

Peça aos alunos que desenhem algo que represente cada um dos cinco sentidos. Eles devem explicar suas escolhas e como cada sentido influencia suas percepções. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da interpretação e produção de diferentes gêneros textuais.

9. Experiência Táctil

Crie uma atividade onde os alunos devem identificar objetos apenas pelo toque. Eles devem descrever as texturas e formas dos objetos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a exploração e a identificação de propriedades dos materiais.

10. Mapa dos Sentidos

Os alunos devem criar um mapa que represente os diferentes lugares da escola ou da comunidade que estimulam os cinco sentidos. Eles devem apresentar o mapa e explicar suas escolhas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15GE01, que trata da leitura e produção de mapas e representações espaciais.