15 Ideias de Atividades (BNCC) para surdos educação física

1. Jogo de Sinais e Movimentos

Uma atividade que envolve a criação de um jogo onde os alunos devem se comunicar utilizando sinais e movimentos corporais. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, onde um aluno demonstra um movimento e os demais devem adivinhar qual é. Essa prática estimula a comunicação não verbal e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento com Sinais

Organizar uma corrida de revezamento onde cada equipe deve passar um bastão utilizando sinais específicos para indicar a troca. Os alunos podem criar seus próprios sinais, promovendo a criatividade e a inclusão. Essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança dos Sinais

Os alunos escolhem uma música e criam uma coreografia que incorpora sinais em sua execução. Essa atividade promove a expressão corporal e a musicalidade, além de ser uma forma divertida de aprender a se comunicar através de sinais. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Atividades com Sinais

Montar um circuito com diferentes estações, onde cada estação apresenta uma atividade que deve ser realizada utilizando sinais. Por exemplo, uma estação pode ser de saltos, outra de corrida, e assim por diante. Os alunos devem se comunicar em sinais para coordenar as atividades. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Utilizar jogos de tabuleiro que possam ser adaptados para incluir sinais e comunicação visual. Os alunos podem jogar em grupos, utilizando sinais para se comunicar durante o jogo, o que estimula a interação e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Luta e Defesa Pessoal

Ensinar técnicas básicas de luta e defesa pessoal, utilizando sinais para indicar os movimentos. Essa atividade não só promove a atividade física, mas também ensina os alunos a se defenderem e a se comunicarem em situações de necessidade. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Caça ao Tesouro com Sinais

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas em forma de sinais. Os alunos devem trabalhar em equipe para decifrar as pistas e encontrar o tesouro, promovendo a colaboração e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Natação com Sinais

Durante as aulas de natação, os alunos podem aprender a se comunicar utilizando sinais na água. Isso pode incluir sinais para indicar quando precisam de ajuda ou quando estão prontos para começar. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Bola com Sinais

Realizar jogos de bola onde a comunicação deve ser feita através de sinais. Por exemplo, os alunos podem usar sinais para indicar passes ou jogadas, promovendo a interação e a estratégia em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Yoga com Sinais

Incorporar a prática de yoga nas aulas de educação física, utilizando sinais para indicar as posturas. Essa atividade promove a concentração, o relaxamento e a consciência corporal, além de ser uma forma de comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15EF10.