15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficientes visuais

1. Atividade de Leitura em Braille

A leitura em Braille é uma atividade essencial para deficientes visuais. Os alunos podem ser introduzidos ao sistema Braille através de livros adaptados, que contenham textos em Braille e ilustrações em relevo. Essa atividade pode ser complementada com a utilização de materiais táteis que ajudem a desenvolver a percepção sensorial. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória Tátil

O jogo de memória tátil é uma excelente forma de estimular a memória e a concentração. Os alunos podem criar pares de objetos com diferentes texturas e formas, e em seguida, jogar para encontrar os pares correspondentes. Essa atividade promove a interação e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Contação de Histórias com Sons

A contação de histórias utilizando sons e efeitos sonoros pode ser uma forma envolvente de estimular a imaginação dos alunos deficientes visuais. Os professores podem usar instrumentos musicais ou objetos que produzem sons para ilustrar a narrativa, tornando a experiência mais rica e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Atividade de Jardinagem Sensorial

A jardinagem sensorial permite que os alunos explorem diferentes texturas, cheiros e formas de plantas. Os alunos podem plantar sementes, tocar na terra e sentir as folhas das plantas, desenvolvendo assim a conexão com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Criação de Mapas Táteis

Os alunos podem criar mapas táteis de sua escola ou da comunidade, utilizando materiais como papelão, lã e outros itens que proporcionem diferentes texturas. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e localização, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15GE01.

6. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

A oficina de artes com materiais recicláveis permite que os alunos criem obras de arte utilizando texturas variadas. Os alunos podem explorar a colagem, a modelagem e a pintura, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma eficaz de estimular a coordenação motora e a expressão corporal. Os alunos podem participar de atividades que envolvam danças e jogos rítmicos, utilizando instrumentos musicais adaptados. Habilidade BNCC: EF15EF01.

8. Experiência de Culinária

A culinária é uma atividade que pode ser adaptada para deficientes visuais, permitindo que os alunos explorem diferentes texturas e sabores. Os alunos podem participar do preparo de receitas simples, desenvolvendo habilidades práticas e autonomia. Habilidade BNCC: EF15ET01.

9. Atividade de Teatro Sensorial

O teatro sensorial é uma forma de expressão artística que pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem criar peças teatrais utilizando sons, cheiros e texturas, permitindo que todos os sentidos sejam explorados. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Jogos de Adivinhação com Texturas

Os jogos de adivinhação utilizando texturas são ótimos para desenvolver a percepção tátil. Os alunos podem tocar em diferentes objetos e tentar adivinhar o que são, promovendo a curiosidade e a interação entre os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Atividade de Natação Adaptada

A natação adaptada é uma atividade física que pode ser muito benéfica para deficientes visuais. Os alunos podem aprender a nadar em um ambiente seguro, desenvolvendo habilidades motoras e confiança. Habilidade BNCC: EF15EF02.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos Tácteis

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos táteis, utilizando materiais que proporcionem diferentes texturas para cada personagem e cenário. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de ser uma forma divertida de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

13. Atividade de Orientação e Mobilidade

A atividade de orientação e mobilidade é fundamental para ajudar os alunos a se locomoverem com segurança. Os professores podem organizar passeios guiados, ensinando técnicas de navegação e uso de bengalas. Habilidade BNCC: EF15EF03.

14. Experiência de Cinema com Audiodescrição

Assistir a filmes com audiodescrição é uma forma de inclusão que permite que deficientes visuais desfrutem de histórias cinematográficas. Após a exibição, os alunos podem discutir o filme e suas impressões, promovendo a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Atividade de Contação de Lendas com Objetos

A contação de lendas utilizando objetos táteis pode ser uma forma interessante de transmitir cultura e história. Os alunos podem tocar nos objetos que representam elementos da lenda, tornando a experiência mais rica e interativa. Habilidade BNCC: EF15HI01.