15 Ideias de Atividades (BNCC) para formação de professores

1. Oficina de Leitura Crítica

A leitura crítica é uma habilidade essencial para a formação de professores. Proponha uma oficina onde os educadores possam analisar diferentes textos, identificando argumentos, pontos de vista e a intenção do autor. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade BNCC (EM13LP20), que aborda a análise de diferentes gêneros textuais e suas finalidades.

2. Criação de Projetos Interdisciplinares

Estimule os professores a desenvolverem projetos interdisciplinares que integrem diversas áreas do conhecimento. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada participante traz uma perspectiva diferente. A habilidade BNCC (EM13ET01) pode ser aplicada, que envolve a elaboração de projetos que conectem saberes de diferentes disciplinas.

3. Dinâmicas de Grupo para Resolução de Conflitos

Promova dinâmicas que ajudem os professores a desenvolverem habilidades de mediação e resolução de conflitos. Essas atividades são fundamentais para o ambiente escolar e podem ser relacionadas à habilidade BNCC (EM13CN01), que trata da convivência e respeito às diferenças.

4. Formação em Tecnologias Educacionais

Ofereça uma formação específica sobre o uso de tecnologias educacionais, abordando ferramentas digitais que podem ser utilizadas em sala de aula. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EM13ET03), que enfatiza a utilização de tecnologias para potencializar o aprendizado.

5. Análise de Casos de Sucesso

Realize uma atividade de análise de casos de sucesso em educação, onde os professores possam discutir e refletir sobre práticas que deram certo em diferentes contextos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13LP02), que envolve a reflexão sobre práticas pedagógicas.

6. Elaboração de Planos de Aula Colaborativos

Promova a elaboração de planos de aula em grupos, incentivando a troca de experiências e a colaboração entre os educadores. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13LP01), que trata da construção de propostas pedagógicas que atendam às necessidades dos alunos.

7. Seminários sobre Diversidade Cultural

Organize seminários que abordem a diversidade cultural e a importância da inclusão nas práticas pedagógicas. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade BNCC (EM13ET02), que enfatiza o respeito e a valorização das diferentes culturas presentes na sociedade.

8. Jogos Educativos para Aprendizagem Ativa

Incentive o uso de jogos educativos como ferramenta de aprendizagem ativa. Os professores podem criar ou adaptar jogos que abordem conteúdos curriculares, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13LP03), que trata da utilização de diferentes linguagens para a construção do conhecimento.

9. Reflexão sobre Práticas de Avaliação

Promova um espaço para que os professores reflitam sobre suas práticas de avaliação, discutindo métodos e estratégias que valorizem o aprendizado dos alunos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13LP04), que aborda a avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem.

10. Criação de Materiais Didáticos Inclusivos

Desenvolva uma atividade onde os professores possam criar materiais didáticos inclusivos, que atendam às necessidades de todos os alunos. Essa prática pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13ET04), que enfatiza a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.