15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre água potável

1. Experimento de Filtração de Água

Os alunos podem realizar um experimento prático de filtração de água utilizando materiais simples como areia, carvão e algodão. Essa atividade permite que os estudantes compreendam o processo de purificação da água e a importância de ter acesso a água potável. A habilidade BNCC correspondente é CIENCIAS – 5º ano – EF05CI01, que aborda a investigação de propriedades da água e sua importância para a vida.

2. Mapa da Água na Comunidade

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa que indique as fontes de água potável em sua comunidade, como poços, rios e reservatórios. Isso ajudará os estudantes a entenderem a distribuição da água e a importância de preservá-la. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE03, que envolve a análise do espaço geográfico e suas características.

3. Debate sobre a Conservação da Água

Promova um debate em sala de aula sobre a importância da conservação da água e as práticas que podem ser adotadas para evitar o desperdício. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para a preservação desse recurso. A habilidade BNCC correspondente é HISTORIA – 5º ano – EF05HI05, que trata da análise de problemas sociais e ambientais.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que informem sobre a importância da água potável e dicas de como economizá-la. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização ambiental. A habilidade BNCC correspondente é ARTES – 5º ano – EF15AR01, que envolve a produção de obras de arte e comunicação visual.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre a água potável, suas características e a importância para a saúde. Os alunos podem trabalhar em grupos e competir entre si, o que torna o aprendizado mais dinâmico. A habilidade BNCC correspondente é PORTUGUÊS – 5º ano – EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos.

6. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Se possível, organize uma visita a uma estação de tratamento de água local. Os alunos poderão observar de perto como a água é tratada e purificada antes de chegar às suas casas. A habilidade BNCC correspondente é CIENCIAS – 5º ano – EF05CI02, que envolve a compreensão dos processos naturais e tecnológicos.

7. Experiência de Coleta de Água da Chuva

Os alunos podem realizar a coleta de água da chuva e analisar sua qualidade. Essa atividade ajuda a entender a importância das fontes alternativas de água e a necessidade de preservação. A habilidade BNCC correspondente é CIENCIAS – 5º ano – EF05CI03, que trata da investigação de fenômenos naturais.

8. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando a importância da água potável e como economizá-la. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é ARTES – 5º ano – EF15AR02, que envolve a criação de produções audiovisuais.

9. Criação de um Diário da Água

Os estudantes podem manter um diário onde registram o consumo de água em suas casas durante uma semana. Isso os ajudará a refletir sobre seus hábitos e a importância da água. A habilidade BNCC correspondente é MATEMATICA – 5º ano – EF05MA04, que envolve a coleta e análise de dados.

10. Pesquisa sobre a Água em Diferentes Culturas

Os alunos podem pesquisar como diferentes culturas ao redor do mundo lidam com a água potável e suas tradições relacionadas a esse recurso. Essa atividade promove a diversidade cultural e a empatia. A habilidade BNCC correspondente é HISTORIA – 5º ano – EF05HI06, que aborda a diversidade cultural e suas manifestações.