15 Ideias de Atividades (BNCC) de perímetro

1. Medindo o Perímetro da Sala de Aula

Nesta atividade, os alunos serão convidados a medir o perímetro da sala de aula utilizando uma fita métrica. Eles devem registrar as medidas de cada lado e calcular o perímetro total. Essa atividade desenvolve a habilidade de medir e calcular, além de promover a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e calcular o perímetro de figuras planas.

2. Criando Formas Geométricas com Fita Crepe

Os alunos utilizarão fita crepe para desenhar diferentes formas geométricas no chão da sala. Após a criação, deverão calcular o perímetro de cada forma. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos de perímetro. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Identificar e calcular o perímetro de figuras geométricas.

3. Jogo do Perímetro

Os alunos participarão de um jogo em que deverão resolver problemas de perímetro para avançar no tabuleiro. Cada casa do tabuleiro apresentará um desafio relacionado ao cálculo de perímetro. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Resolver problemas que envolvam o cálculo do perímetro.

4. Explorando o Perímetro com Materiais Recicláveis

Os alunos usarão materiais recicláveis, como papelão e garrafas, para criar figuras geométricas. Depois, deverão medir e calcular o perímetro de cada figura criada. Essa atividade incentiva a sustentabilidade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e calcular o perímetro de figuras construídas.

5. Perímetro na Natureza

Os alunos farão uma caminhada ao ar livre para medir o perímetro de diferentes áreas, como jardins ou playgrounds. Eles deverão registrar as medidas e calcular o perímetro total. Essa atividade conecta o aprendizado à observação do ambiente natural. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir o perímetro de áreas externas.

6. Desafio do Perímetro em Duplas

Os alunos serão divididos em duplas e receberão uma folha com diferentes figuras geométricas. Eles deverão calcular o perímetro de cada figura e apresentar os resultados para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Calcular e apresentar o perímetro de figuras geométricas.

7. Perímetro e Arte

Nesta atividade, os alunos criarão obras de arte utilizando formas geométricas. Após a criação, deverão calcular o perímetro de cada forma utilizada na obra. Essa atividade integra matemática e arte, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Calcular o perímetro de figuras utilizadas em produções artísticas.

8. Perímetro em Jogos de Tabuleiro

Os alunos jogarão um tabuleiro onde cada movimento está relacionado ao cálculo de perímetro. Para avançar, eles precisarão resolver problemas matemáticos que envolvem o perímetro de figuras. Essa atividade promove a aprendizagem através do jogo. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Resolver problemas de perímetro em situações lúdicas.

9. Construindo um Mapa do Perímetro da Escola

Os alunos criarão um mapa da escola, medindo o perímetro de diferentes áreas, como pátios e quadras. Eles deverão apresentar o mapa e os cálculos realizados. Essa atividade promove a integração entre matemática e geografia. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e representar o perímetro de áreas escolares.

10. Perímetro em Histórias

Os alunos criarão uma história em quadrinhos onde os personagens precisam resolver problemas de perímetro para alcançar um objetivo. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos em narrativas. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Criar histórias que envolvam o cálculo do perímetro.