15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene

1. Jogo da Higiene Pessoal

Crie um jogo interativo onde os alunos devem identificar as etapas corretas da higiene pessoal, como escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho. Utilize imagens e cartões que representem cada atividade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a importância de hábitos saudáveis.

2. Mural da Higiene

Os alunos podem criar um mural coletivo que ilustre diferentes práticas de higiene. Cada aluno pode trazer imagens ou desenhar as atividades que considera importantes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a comunicação visual.

3. Teatro de Fantoches sobre Higiene

Utilize fantoches para encenar uma história que envolva a importância da higiene. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e desenvolver diálogos que abordem temas como a lavagem das mãos e a escovação dos dentes. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção de textos orais e escritos.

4. Experimento de Bactérias

Realize um experimento simples onde os alunos possam observar a diferença entre superfícies limpas e sujas. Utilize placas de Petri para coletar amostras de diferentes locais e mostre como as bactérias se proliferam. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e a experimentação científica.

5. Música da Higiene

Crie uma canção que ensine sobre os cuidados de higiene. Os alunos podem compor a letra e criar uma melodia, utilizando instrumentos simples. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a criação musical e a apreciação da arte.

6. Desafio da Lavagem das Mãos

Organize um desafio onde os alunos devem demonstrar a técnica correta de lavagem das mãos. Utilize um cronômetro para cronometrar o tempo e incentive a competição saudável. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que trata da prática de hábitos saudáveis.

7. Vídeo Educativo sobre Higiene

Os alunos podem produzir um vídeo educativo que ensine sobre a importância da higiene. Eles podem atuar, gravar e editar o material, que pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15ET01, que aborda a produção de conteúdos digitais.

8. Cartazes de Conscientização

Promova a criação de cartazes que incentivem a prática da higiene. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis e técnicas de colagem para criar mensagens impactantes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a produção de obras artísticas.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre hábitos de higiene. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem responde corretamente mais perguntas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de textos.

10. Diário de Higiene

Peça aos alunos que mantenham um diário de higiene por uma semana, registrando suas práticas diárias. Ao final, eles podem compartilhar suas experiências e reflexões. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a escrita reflexiva e a autoavaliação.