15 Ideias de Atividades (BNCC) competências e habilidades

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com termos e suas definições, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a interpretação de textos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que abordem temas da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes permite que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e escuta ativa. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI03, que incentiva a reflexão crítica sobre questões sociais e ambientais.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15MA03, que envolve a resolução de problemas matemáticos em contextos reais.

5. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula permite que os alunos vivenciem o método científico. Essa atividade está ligada à habilidade EF15CI01, que aborda a investigação e a experimentação em ciências.

6. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem elaborar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando informações de forma visual. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP03, que envolve a organização e a síntese de informações em textos.

7. Leitura e Interpretação de Textos

Promover sessões de leitura e interpretação de textos literários e não literários é fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que foca na análise crítica de diferentes gêneros textuais.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA04, que envolve a aplicação de conceitos matemáticos em situações de jogo.

9. Produção de Podcasts

Os alunos podem produzir podcasts sobre temas de interesse, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e a utilização de diferentes mídias.

10. Atividades de Artes Visuais

Incluir atividades de artes visuais, como pintura e escultura, permite que os alunos expressem suas emoções e ideias. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR01, que aborda a apreciação e a criação de obras de arte.