15 Ideias de Atividades (BNCC) para estágio na educação infantil

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade lúdica que estimula a memória e a concentração das crianças. Os alunos podem criar cartões com imagens de diferentes animais e suas respectivas características. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas cartas e explica as informações sobre os animais. Habilidade BNCC: EI03EF01.

2. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem escolher um livro infantil e, em seguida, realizar uma contação de história interativa, onde as crianças participam ativamente, fazendo sons e gestos relacionados à narrativa. Essa atividade promove a linguagem oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03EF02.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Propor uma oficina onde as crianças utilizem materiais recicláveis para criar obras de arte. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem apresentar suas criações e explicar o processo de confecção. Habilidade BNCC: EI03EF03.

4. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são uma excelente forma de promover a socialização e o desenvolvimento motor. Os alunos podem aprender cantigas de roda e criar suas próprias coreografias. Habilidade BNCC: EI03EF04.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experiências científicas simples, como a mistura de água e corante, para observar as mudanças. Essa atividade estimula a curiosidade e o raciocínio lógico das crianças. Habilidade BNCC: EI03EF05.

6. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro no ambiente escolar, onde as crianças devem seguir pistas para encontrar um prêmio. Essa atividade desenvolve habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF06.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Os alunos podem participar da criação de um jardim sensorial, onde poderão explorar diferentes texturas, cheiros e cores. Essa atividade estimula os sentidos e a conexão com a natureza. Habilidade BNCC: EI03EF07.

8. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a expressão artística e a comunicação. Habilidade BNCC: EI03EF08.

9. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem temas como matemática e linguagem. Essa atividade promove o aprendizado de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EI03EF09.

10. Atividades de Música e Movimento

Propor atividades que envolvam música e movimento, como danças e jogos musicais. Essa prática estimula a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI03EF10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a criatividade e a habilidade de escrita. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EI03EF11.

12. Experiência com Cores e Pintura

Propor uma atividade onde as crianças possam explorar as cores através da pintura. Elas podem misturar tintas e criar novas cores, desenvolvendo a percepção visual. Habilidade BNCC: EI03EF12.

13. Jogos de Imitação

Realizar jogos de imitação, onde as crianças devem imitar sons de animais ou movimentos de objetos. Essa atividade estimula a criatividade e a observação. Habilidade BNCC: EI03EF13.

14. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade promove a colaboração e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EI03EF14.

15. Atividades de Culinária

Propor uma atividade de culinária simples, onde as crianças possam preparar um lanche saudável. Essa atividade ensina sobre alimentação e promove o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF15.