15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino religioso 6º ano

1. Roda de Conversa sobre Diversidade Religiosa

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre diferentes religiões. Essa atividade estimula o respeito e a compreensão das diversas crenças presentes na sociedade. Habilidade BNCC: EM13ER01.

2. Criação de Cartazes sobre Festas Religiosas

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes informativos sobre festas religiosas de diferentes culturas, como o Natal, o Ramadã e o Diwali. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: EM13ER02.

3. Teatro de Fantoches com Temas Religiosos

Organize uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos encenem histórias de figuras religiosas ou mitos de diferentes tradições. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EM13ER03.

4. Debate sobre Ética e Moral nas Religiões

Realize um debate em sala de aula sobre questões éticas e morais presentes nas diferentes religiões. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito ao próximo. Habilidade BNCC: EM13ER04.

5. Produção de Vídeos sobre Religiões do Mundo

Os alunos podem produzir vídeos curtos apresentando as principais características de diferentes religiões. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a criatividade. Habilidade BNCC: EM13ER05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Religiões

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais de religiões. Os alunos podem jogar em grupos, estimulando a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EM13ER06.

7. Visita a um Templo ou Igreja Local

Organize uma visita a um templo, igreja ou centro religioso local. Os alunos poderão observar e aprender sobre as práticas religiosas em um ambiente real. Habilidade BNCC: EM13ER07.

8. Criação de um Diário de Reflexões Religiosas

Peça aos alunos que mantenham um diário onde possam registrar suas reflexões sobre as aulas de ensino religioso e suas próprias crenças. Essa atividade incentiva a autoanálise e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EM13ER08.

9. Mapa Mental sobre Religiões do Brasil

Os alunos podem criar um mapa mental que represente as principais religiões praticadas no Brasil, suas características e influências culturais. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EM13ER09.

10. Entrevista com Membros de Comunidades Religiosas

Os alunos podem entrevistar membros de diferentes comunidades religiosas para entender suas práticas e crenças. Essa atividade promove o respeito e a empatia. Habilidade BNCC: EM13ER10.