15 Ideias de Atividades (BNCC) 7º ano educação física

1. Jogo de Queimada

A Queimada é uma atividade clássica que promove o trabalho em equipe e a agilidade. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores adversários ao acertá-los com a bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a estratégia e a comunicação entre os membros da equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Montar um circuito com diferentes estações de exercícios, como saltos, corridas e flexões, permite que os alunos experimentem diversas modalidades. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos podem ser divididos em grupos para completar o circuito. Essa atividade estimula a resistência e a força muscular. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

Introduzir a dança de salão nas aulas de educação física é uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora e o ritmo. Os alunos podem aprender diferentes estilos, como samba, forró e valsa, promovendo a socialização e a cultura. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atletismo: Corrida de Revezamento

As corridas de revezamento são uma ótima maneira de desenvolver o trabalho em equipe e a velocidade. Os alunos podem ser organizados em grupos, e cada membro deve correr uma parte da distância total. Essa atividade também pode incluir a prática de passes corretos do bastão. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem estratégias esportivas pode ser uma forma divertida de ensinar regras e táticas de diferentes esportes. Os alunos podem jogar em grupos, discutindo as melhores estratégias para vencer. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica combina elementos de dança e acrobacias, permitindo que os alunos expressem sua criatividade. Os alunos podem criar suas próprias coreografias utilizando fitas, bolas ou arcos, promovendo a expressão corporal e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma excelente maneira de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas para permitir que todos participem ativamente, promovendo a inclusão e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, as atividades aquáticas podem ser uma ótima maneira de trabalhar a resistência e a força. Os alunos podem participar de jogos de água, como polo aquático ou corridas de natação, que são divertidos e desafiadores. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural que combina dança, música e luta. Os alunos podem aprender os movimentos básicos e a história da capoeira, promovendo a cultura e a atividade física ao mesmo tempo. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Aventura ao Ar Livre

Organizar uma atividade de aventura ao ar livre, como uma gincana ou caça ao tesouro, pode ser uma forma divertida de incentivar a atividade física. Os alunos podem trabalhar em equipe para resolver desafios e encontrar pistas, promovendo o trabalho em grupo e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF10.