15 Ideias de Atividades (BNCC) borboleta educação infantil

1. Criação de Borboletas com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos utilizarão materiais recicláveis, como papel, garrafas plásticas e caixas, para criar suas próprias borboletas. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos poderão explorar diferentes formas e cores, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. A habilidade BNCC correspondente é EI02CG02, que aborda a utilização de diferentes materiais na produção de objetos.

2. Pintura de Borboletas com Tintas Naturais

Os alunos aprenderão a fazer tintas naturais utilizando ingredientes como beterraba, espinafre e açafrão. Após a preparação das tintas, eles poderão pintar borboletas em folhas de papel. Essa atividade promove a exploração sensorial e a conexão com a natureza, além de desenvolver a coordenação motora. A habilidade BNCC relacionada é EI02CG03, que envolve a experimentação de diferentes técnicas de pintura.

3. Jogo da Memória com Borboletas

Os alunos criarão um jogo da memória utilizando imagens de diferentes espécies de borboletas. Essa atividade estimula a memória, a concentração e o reconhecimento de padrões. Além disso, os alunos poderão aprender sobre a diversidade das borboletas. A habilidade BNCC correspondente é EI02EF01, que trata do desenvolvimento de jogos e brincadeiras.

4. Contação de Histórias sobre Borboletas

Os professores podem contar histórias que envolvam borboletas, como fábulas ou contos de transformação. Após a contação, os alunos poderão discutir o que aprenderam e até criar suas próprias histórias. Essa atividade estimula a linguagem oral e a imaginação. A habilidade BNCC relacionada é EI02LP01, que aborda a produção e a apreciação de narrativas.

5. Observação de Borboletas no Jardim

Levar os alunos para observar borboletas em um jardim ou parque próximo é uma ótima maneira de conectar a teoria à prática. Os alunos poderão registrar suas observações em um caderno de campo. Essa atividade desenvolve a curiosidade científica e a observação. A habilidade BNCC correspondente é EI02CI01, que envolve a exploração do ambiente natural.

6. Dança das Borboletas

Os alunos poderão criar uma dança inspirada no voo das borboletas. Essa atividade envolve movimento e expressão corporal, além de promover a coordenação motora. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar coreografias. A habilidade BNCC relacionada é EI02EF02, que trata da expressão corporal e da dança.

7. Criação de Borboletas com Origami

Ensinar os alunos a fazer borboletas de origami é uma atividade que estimula a paciência e a concentração. Os alunos aprenderão a seguir instruções e a desenvolver habilidades manuais. A habilidade BNCC correspondente é EI02CG01, que aborda a produção de objetos a partir de dobraduras.

8. Experimentos com Metamorfose de Borboletas

Os alunos poderão realizar um experimento simples para entender o ciclo de vida das borboletas. Utilizando imagens ou modelos, eles poderão observar as etapas da metamorfose. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a curiosidade científica. A habilidade BNCC relacionada é EI02CI02, que envolve a observação de fenômenos naturais.

9. Criação de Cartazes Educativos sobre Borboletas

Os alunos poderão criar cartazes informativos sobre as borboletas, incluindo informações sobre suas características e habitats. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EI02LP02, que trata da produção de textos informativos.

10. Música sobre Borboletas

Os alunos poderão criar uma música ou uma canção sobre borboletas, utilizando instrumentos musicais simples. Essa atividade estimula a criatividade musical e a expressão artística. A habilidade BNCC relacionada é EI02EM01, que envolve a criação e a apreciação de músicas.