15 Ideias de Atividades (BNCC) substantivo masculino e feminino

1. Jogo de Classificação de Substantivos

Uma atividade lúdica onde os alunos devem classificar palavras em substantivos masculinos e femininos. Os alunos podem trabalhar em grupos, recebendo cartões com palavras que devem ser organizadas em duas colunas: uma para substantivos masculinos e outra para femininos. Essa atividade promove a colaboração e a discussão, além de reforçar o aprendizado sobre gênero dos substantivos. Habilidade BNCC: EF12LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando substantivos masculinos e femininos. Eles podem desenhar os personagens e elaborar diálogos que incluam os substantivos em questão. Essa prática estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo de Substantivos

Os alunos jogam bingo utilizando cartões que contêm substantivos masculinos e femininos. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar em seus cartões. Essa atividade é excelente para revisar o conteúdo de forma dinâmica e interativa. Habilidade BNCC: EF12LP03.

4. Caça-Palavras Temático

Os alunos recebem um caça-palavras com substantivos masculinos e femininos relacionados a um tema específico, como animais ou profissões. Após encontrarem as palavras, eles devem classificá-las em masculino e feminino. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF12LP04.

5. Produção de Poemas

Os alunos são desafiados a escrever poemas que incluam substantivos masculinos e femininos. Essa atividade estimula a expressão artística e a utilização correta dos gêneros dos substantivos. O professor pode incentivar a leitura dos poemas em sala, promovendo a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com pares de substantivos masculinos e femininos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conhecimento sobre os gêneros dos substantivos de forma divertida. Habilidade BNCC: EF12LP06.

7. Debate sobre Gênero

Organize um debate onde os alunos discutem a importância do uso correto dos substantivos masculinos e femininos na língua portuguesa. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a conscientização sobre a linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos que apresentem substantivos masculinos e femininos, com imagens e definições. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade, além de resultar em um material visual que pode ser exposto na sala de aula. Habilidade BNCC: EF12LP08.

9. Atividade de Rimas

Os alunos devem criar rimas utilizando substantivos masculinos e femininos. Essa atividade estimula a criatividade e a sonoridade da língua, além de ajudar na fixação do conteúdo. Os alunos podem apresentar suas rimas para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem identificar se o substantivo apresentado é masculino ou feminino. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF12LP10.