15 Ideias de Atividades (BNCC) museu

1. Visita Guiada Temática

Organizar uma visita guiada em um museu com foco em um tema específico, como a história local ou a arte contemporânea. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo pode explorar diferentes seções do museu, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a habilidade EF15AR01 da BNCC, que envolve a apreciação e análise de obras de arte.

2. Criação de Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo durante a visita ao museu, registrando suas impressões sobre as obras e exposições. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Jogo de Caça ao Tesouro

Desenvolver um jogo de caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar obras específicas e responder a perguntas sobre elas. Essa atividade incentiva a pesquisa e a curiosidade, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que trata da investigação científica.

4. Entrevista com um Curador

Promover uma atividade onde os alunos possam entrevistar um curador do museu. Eles podem preparar perguntas sobre a curadoria e a importância das obras expostas. Essa interação desenvolve a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Recriação de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma obra de arte do museu e recriá-la utilizando diferentes materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15AR02, que envolve a criação de obras artísticas.

6. Debate sobre Temas Sociais

Após a visita, os alunos podem participar de um debate sobre temas sociais abordados nas exposições, como diversidade cultural ou sustentabilidade. Essa atividade promove a habilidade EF15GE01, que envolve a análise crítica de questões sociais.

7. Criação de Podcast

Os alunos podem gravar um podcast discutindo suas experiências no museu e as obras que mais os impactaram. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e mídias.

8. Montagem de Exposição Virtual

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar uma exposição virtual com as obras que mais gostaram. Essa atividade estimula o uso de tecnologias e a habilidade EF15ET01, que envolve a utilização de recursos digitais para a produção de conhecimento.

9. Análise de Documentários

Assistir a documentários relacionados às exposições do museu e realizar uma análise crítica em grupo. Essa atividade promove a habilidade EF15LP04, que envolve a interpretação de diferentes tipos de textos.

10. Criação de um Blog sobre a Visita

Os alunos podem criar um blog coletivo onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre a visita ao museu. Essa atividade estimula a escrita colaborativa e a habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos para a web.

11. Produção de Vídeo Resumo

Os alunos podem produzir um vídeo resumo da visita ao museu, destacando as obras e temas discutidos. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15ET02, que envolve a criação de conteúdos audiovisuais.

12. Workshop de Arte

Organizar um workshop de arte onde os alunos possam experimentar técnicas artísticas vistas no museu. Essa atividade promove a habilidade EF15AR03, que envolve a experimentação de diferentes linguagens artísticas.

13. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre as obras que mais gostaram, incluindo dados sobre o artista e a técnica utilizada. Essa atividade estimula a pesquisa e a habilidade EF15CI02, que envolve a comunicação de informações científicas.

14. Simulação de uma Visita Escolar

Os alunos podem simular uma visita escolar ao museu, onde um grupo faz o papel de guias e outro de visitantes. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP06, que envolve a prática de diferentes papéis sociais.

15. Criação de um Mapa do Museu

Os alunos podem criar um mapa do museu, destacando as principais obras e suas localizações. Essa atividade estimula a habilidade EF15GE02, que envolve a leitura e produção de mapas e gráficos.