15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre empreendedorismo

1. Criação de um Plano de Negócios

Os alunos podem ser divididos em grupos e desafiados a criar um plano de negócios para uma ideia inovadora. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a criatividade, além de desenvolver habilidades de planejamento e organização. Os alunos devem apresentar o plano, incluindo análise de mercado, estratégias de marketing e projeções financeiras. Habilidade BNCC: EM13CNT101.

2. Feira de Empreendedorismo

Organizar uma feira onde os alunos possam apresentar e vender produtos ou serviços que criaram. Essa atividade permite que os estudantes experimentem o processo de venda e marketing, além de desenvolver habilidades de comunicação e negociação. Habilidade BNCC: EM13CNT102.

3. Estudo de Casos de Empreendedores

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos de empreendedores de sucesso, analisando suas trajetórias, desafios e estratégias. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, além de inspirar os alunos a desenvolverem suas próprias ideias. Habilidade BNCC: EM13CNT103.

4. Simulação de Negócios

Utilizando jogos de simulação, os alunos podem gerenciar um negócio virtual, tomando decisões sobre preços, marketing e produção. Essa atividade proporciona uma compreensão prática dos desafios enfrentados por empreendedores e desenvolve habilidades de tomada de decisão. Habilidade BNCC: EM13CNT104.

5. Criação de um Blog ou Vlog

Os alunos podem criar um blog ou vlog sobre empreendedorismo, compartilhando suas ideias e experiências. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, comunicação e marketing digital, além de incentivar a expressão criativa. Habilidade BNCC: EM13CNT105.

6. Workshop de Inovação

Promover um workshop onde os alunos possam aprender sobre inovação e design thinking. Eles podem trabalhar em grupos para desenvolver soluções criativas para problemas reais, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EM13CNT106.

7. Pitch de Ideias

Os alunos devem preparar e apresentar um pitch de suas ideias de negócios para uma banca avaliadora. Essa atividade desenvolve habilidades de apresentação e argumentação, além de incentivar a autoconfiança. Habilidade BNCC: EM13CNT107.

8. Análise de Mercado

Os alunos podem realizar uma pesquisa de mercado sobre um produto ou serviço existente, analisando concorrência, público-alvo e tendências. Essa atividade ensina a importância da pesquisa e análise de dados para o sucesso de um negócio. Habilidade BNCC: EM13CNT108.

9. Desenvolvimento de um Produto

Os alunos podem trabalhar em equipe para desenvolver um protótipo de um novo produto, considerando aspectos como funcionalidade, design e viabilidade de mercado. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: EM13CNT109.

10. Networking e Relacionamento

Promover um evento de networking onde os alunos possam interagir com empreendedores locais. Essa atividade proporciona uma experiência prática de construção de relacionamentos e networking, essenciais para o sucesso no mundo dos negócios. Habilidade BNCC: EM13CNT110.

11. Criação de uma Campanha Publicitária

Os alunos podem criar uma campanha publicitária para um produto ou serviço, utilizando diferentes mídias e estratégias de marketing. Essa atividade desenvolve habilidades criativas e de comunicação, além de ensinar sobre marketing. Habilidade BNCC: EM13CNT111.

12. Estudo de Sustentabilidade em Negócios

Os alunos podem investigar como as empresas estão implementando práticas sustentáveis e apresentar suas descobertas. Essa atividade promove a conscientização sobre responsabilidade social e ambiental no empreendedorismo. Habilidade BNCC: EM13CNT112.

13. Criação de um Elevator Pitch

Os alunos devem desenvolver um elevator pitch, uma apresentação rápida e impactante de suas ideias de negócios. Essa atividade ensina a importância da comunicação clara e concisa, além de desenvolver habilidades de persuasão. Habilidade BNCC: EM13CNT113.

14. Análise de Tendências de Mercado

Os alunos podem pesquisar e apresentar tendências atuais no mercado, discutindo como essas tendências podem impactar novos negócios. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, além de preparar os alunos para o futuro do empreendedorismo. Habilidade BNCC: EM13CNT114.

15. Criação de uma Rede de Apoio

Os alunos podem desenvolver uma proposta para criar uma rede de apoio entre empreendedores, promovendo a troca de experiências e conhecimentos. Essa atividade ensina sobre a importância do suporte mútuo no empreendedorismo. Habilidade BNCC: EM13CNT115.