15 Ideias de Atividades (BNCC) lixo educação infantil

1. Coleta Seletiva na Escola

Organizar uma atividade de coleta seletiva na escola é uma excelente maneira de ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por coletar materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro. Essa atividade pode ser acompanhada de uma discussão sobre o que é lixo e como podemos reduzir a quantidade de resíduos que produzimos. Habilidade BNCC: EF15CI03.

2. Criação de Lixeiras Personalizadas

As crianças podem criar suas próprias lixeiras personalizadas utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Após a confecção, as lixeiras podem ser colocadas em diferentes pontos da escola, incentivando a prática da separação do lixo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Teatro de Fantoches sobre Reciclagem

Promover uma apresentação de teatro de fantoches onde as crianças encenam a história de um objeto que é reciclado pode ser uma forma divertida de ensinar sobre o ciclo dos materiais. Essa atividade estimula a linguagem e a expressão artística, além de abordar a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Jogo da Memória com Materiais Recicláveis

Criar um jogo da memória utilizando imagens de materiais recicláveis e não recicláveis pode ajudar as crianças a aprenderem a diferenciar os tipos de lixo. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Visita a uma Usina de Reciclagem

Organizar uma visita a uma usina de reciclagem pode ser uma experiência enriquecedora para as crianças. Durante a visita, elas poderão ver de perto como os materiais recicláveis são processados e transformados em novos produtos. Essa atividade proporciona um aprendizado prático sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15CI04.

6. Produção de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes educativos sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. A atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Experimentos com Lixo Orgânico

Realizar experimentos simples com lixo orgânico, como a compostagem, pode ensinar as crianças sobre a decomposição e a importância de reduzir o lixo. Elas podem observar como os restos de alimentos se transformam em adubo, promovendo o aprendizado sobre sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF15CI05.

8. Criação de Brinquedos com Materiais Recicláveis

As crianças podem ser desafiadas a criar brinquedos utilizando apenas materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade, a inovação e a consciência ambiental, além de proporcionar momentos de diversão. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Debate sobre Consumo Consciente

Promover um debate sobre consumo consciente e a redução de resíduos pode ser uma atividade enriquecedora. As crianças podem discutir sobre como suas escolhas diárias impactam o meio ambiente e como podem agir de forma mais sustentável. Habilidade BNCC: EF15CI06.

10. Criação de um Diário do Lixo

Os alunos podem criar um diário do lixo, registrando tudo o que descartam durante uma semana. Essa atividade ajuda as crianças a tomarem consciência da quantidade de lixo que produzem e a refletirem sobre como podem reduzir essa quantidade. Habilidade BNCC: EF15CI07.