15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre provérbios populares

1. Criação de um mural de provérbios: Os alunos podem pesquisar e coletar provérbios populares de diferentes culturas e regiões do Brasil. Em grupos, eles devem criar um mural ilustrativo que represente esses provérbios, explicando seu significado e contexto. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos.

2. Teatro de sombras: Os estudantes podem escolher um provérbio e criar uma pequena peça de teatro de sombras, utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a criação artística.

3. Jogo de bingo de provérbios: Os alunos podem participar de um jogo de bingo onde as cartelas contêm provérbios populares. O professor lê o significado, e os alunos devem identificar o provérbio correspondente. Essa atividade promove a compreensão e a memorização, relacionada à habilidade EF15LP02.

4. Debate sobre a atualidade dos provérbios: Organizar um debate em sala de aula sobre como os provérbios populares se aplicam à vida moderna. Os alunos devem trazer exemplos de provérbios e discutir sua relevância, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, conforme a habilidade EF15LP03.

5. Criação de um livro de provérbios: Os alunos podem criar um livro ilustrado com provérbios populares, incluindo ilustrações e explicações sobre cada um. Essa atividade envolve escrita criativa e ilustração, alinhando-se à habilidade EF15LP04.

6. Provérbios em músicas: Os alunos podem pesquisar músicas que contenham provérbios ou expressões populares e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade conecta a linguagem à música, promovendo a habilidade EF15AR03.

7. Roda de conversa: Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham provérbios que ouviram de seus familiares. Essa atividade valoriza a cultura local e a oralidade, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

8. Atividade de ilustração: Os alunos devem escolher um provérbio e criar uma ilustração que represente seu significado. Essa atividade estimula a interpretação visual e a criatividade, relacionada à habilidade EF15AR04.

9. Provérbios em quadrinhos: Os alunos podem criar tirinhas em quadrinhos que retratem provérbios populares, desenvolvendo habilidades de narrativa e ilustração, conforme a habilidade EF15LP06.

10. Pesquisa sobre a origem dos provérbios: Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a origem de alguns provérbios populares, apresentando suas descobertas em um seminário. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP07.

11. Jogo de adivinhação: Criar um jogo onde os alunos devem adivinhar o provérbio a partir de pistas dadas pelo professor. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a interpretação, relacionada à habilidade EF15LP08.

12. Criação de um podcast: Os alunos podem gravar um podcast discutindo provérbios populares e suas interpretações. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP09.

13. Atividade de escrita reflexiva: Os alunos devem escolher um provérbio e escrever uma reflexão pessoal sobre como ele se aplica à sua vida. Essa atividade promove a autoexpressão e a escrita criativa, relacionada à habilidade EF15LP10.

14. Provérbios em diferentes idiomas: Os alunos podem pesquisar como certos provérbios são traduzidos e utilizados em outras culturas, promovendo a diversidade cultural e a habilidade EF15LP11.

15. Criação de um mural digital: Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar um mural interativo com provérbios populares, incluindo vídeos e imagens. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR05.