15 Ideias de Atividades (BNCC) divisão silábica

1. Jogo da Divisão Silábica

Uma atividade lúdica que envolve a criação de cartões com palavras. Os alunos devem dividir as palavras em sílabas e colocá-las na ordem correta. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a identificação e a divisão de sílabas em palavras.

2. Quebra-Cabeça Silábico

Os alunos recebem peças de quebra-cabeça com sílabas e devem montá-las para formar palavras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a percepção fonológica, atendendo à habilidade EF15LP02 da BNCC, que foca na formação de palavras a partir de sílabas.

3. Bingo Silábico

Crie cartelas de bingo com palavras e chame as sílabas. Os alunos devem marcar as palavras que contêm as sílabas chamadas. Essa atividade promove a atenção e a identificação silábica, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC.

4. Silabário Interativo

Utilize um silabário digital onde os alunos podem clicar nas sílabas e ouvir sua pronúncia. Essa atividade ajuda na familiarização com a divisão silábica e atende à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a exploração de diferentes formas de escrita.

5. Roda de Leitura Silábica

Organize uma roda de leitura onde cada aluno lê uma palavra e a divide em sílabas. Essa prática desenvolve a fluência e a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que trata da leitura e interpretação de textos.

6. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos recortam palavras de revistas e as colam em um caderno, dividindo-as em sílabas. Essa atividade prática estimula a criatividade e a organização, atendendo à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a produção de textos.

7. Jogo da Memória Silábica

Crie um jogo da memória com pares de cartões que contenham sílabas e palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a memória e a identificação silábica, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC.

8. Música e Divisão Silábica

Utilize músicas conhecidas e peça aos alunos que identifiquem as sílabas das palavras na letra. Essa atividade torna o aprendizado divertido e atende à habilidade EF15LP08 da BNCC, que envolve a análise de letras e ritmos.

9. Contação de Histórias Silábicas

Os alunos contam histórias utilizando palavras que eles mesmos dividem em sílabas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP09 da BNCC, que foca na produção oral e escrita.

10. Desenho e Sílabas

Peça aos alunos que desenhem algo que represente uma palavra e a dividam em sílabas. Essa atividade une arte e linguagem, atendendo à habilidade EF15LP10 da BNCC, que envolve a produção de textos e a representação gráfica.