15 Ideias de Atividades (BNCC) para maternal 3 anos

1. Pintura com os dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar obras de arte em papel. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CG03, que envolve a expressão artística e a exploração de diferentes materiais.

2. Jogo de encaixe com formas geométricas

Utilizar blocos de diferentes formas geométricas para que as crianças encaixem corretamente é uma excelente maneira de desenvolver o raciocínio lógico e a percepção espacial. Essa atividade atende à habilidade EI03MG01, que trata do reconhecimento e da construção de formas geométricas.

3. Contação de histórias com fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma forma lúdica de desenvolver a linguagem oral e a imaginação. Os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens, estimulando a habilidade EI03EF01, que envolve a expressão e a comunicação.

4. Atividades de jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar permite que as crianças aprendam sobre a natureza e o ciclo de vida das plantas. Essa prática está relacionada à habilidade EI03C01, que aborda o conhecimento sobre o meio ambiente e a importância da preservação.

5. Brincadeiras de roda

As brincadeiras de roda são tradicionais e promovem a socialização e o desenvolvimento motor. Além disso, elas ajudam a trabalhar a habilidade EI03EF03, que envolve o desenvolvimento de jogos e brincadeiras coletivas.

6. Criação de um mural coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EI03CG02, que trata da produção artística em grupo.

7. Jogos de imitação de animais

Os jogos de imitação de animais são ótimos para desenvolver a coordenação motora e a criatividade. As crianças podem imitar os sons e os movimentos dos animais, o que está relacionado à habilidade EI03EF02, que envolve a expressão corporal e a dramatização.

8. Atividades com massinha de modelar

A massinha de modelar é uma ferramenta excelente para estimular a criatividade e a coordenação motora fina. As crianças podem criar diferentes formas e figuras, alinhando-se à habilidade EI03CG03, que envolve a exploração de materiais e a produção artística.

9. Experimentos simples com água

Realizar experimentos simples com água, como misturar cores ou observar a flutuação de objetos, é uma forma divertida de introduzir conceitos científicos. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03CN01, que aborda a exploração de fenômenos naturais.

10. Atividades de música e movimento

Integrar música e movimento nas atividades diárias ajuda a desenvolver a percepção rítmica e a coordenação motora. As crianças podem dançar e cantar, o que se alinha à habilidade EI03EF04, que envolve a expressão musical e corporal.