15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre os cinco sentidos para educação infantil

1. Atividade de Exploração Tátil

Para estimular o sentido do tato, os professores podem organizar uma atividade de exploração tátil utilizando diferentes texturas. Os alunos podem tocar em objetos como algodão, papel lixa, seda e plástico bolha. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC EI03ET01, que envolve a percepção e a descrição de diferentes texturas.

2. Jogo dos Cheiros

Uma atividade divertida para desenvolver o olfato é o “Jogo dos Cheiros”. Os alunos devem adivinhar diferentes aromas utilizando frascos com essências variadas, como baunilha, limão e café. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que trata da identificação de cheiros e sabores.

3. Pintura com os Olhos Vendados

Para trabalhar a visão de forma lúdica, a atividade de pintura com os olhos vendados é uma excelente opção. Os alunos devem criar obras de arte sem ver, utilizando tintas e pincéis. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a expressão artística e a percepção visual.

4. Caça ao Som

Organizar uma “Caça ao Som” é uma ótima maneira de explorar a audição. Os alunos devem identificar diferentes sons que podem ser encontrados na sala de aula ou no pátio da escola, como o canto de pássaros ou o barulho de folhas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF03, que aborda a identificação de sons e ruídos.

5. Experiência de Sabores

Para estimular o paladar, os professores podem realizar uma experiência de sabores, onde os alunos provam diferentes alimentos, como frutas, doces e salgados. É importante discutir as sensações que cada sabor provoca. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a exploração de sabores e texturas dos alimentos.

6. Mapa dos Sentidos

Os alunos podem criar um “Mapa dos Sentidos”, onde desenham e colorem diferentes áreas da escola ou da casa que representam cada um dos cinco sentidos. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EI03ET02, que envolve a representação de experiências sensoriais.

7. Contação de Histórias com Sons

Na atividade de contação de histórias com sons, os alunos podem criar efeitos sonoros para acompanhar a narrativa. Essa prática estimula a audição e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF03, que trata da expressão e apreciação de histórias.

8. Oficina de Aromas

Os alunos podem participar de uma oficina de aromas, onde aprendem a fazer sachês perfumados utilizando ervas e essências naturais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a exploração de cheiros e suas origens.

9. Jogo de Memória dos Sentidos

Um jogo de memória que utiliza imagens e sons relacionados aos cinco sentidos pode ser uma atividade divertida e educativa. Os alunos devem encontrar pares de imagens ou sons, desenvolvendo a memória e a percepção sensorial, alinhando-se à habilidade BNCC EI03ET01.

10. Experiência com Luz e Sombra

Para explorar a visão de forma mais profunda, a atividade de luz e sombra pode ser realizada. Os alunos podem usar lanternas para criar sombras e descobrir como a luz afeta a percepção visual. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a exploração de diferentes fontes de luz.