15 Ideias de Atividades (BNCC) 7º ano língua inglesa

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de palavras cruzadas utilizando o vocabulário estudado nas aulas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas próprias palavras cruzadas, utilizando termos relacionados a temas como família, escola e hobbies. Essa atividade estimula a colaboração e a prática do vocabulário em um contexto lúdico. Habilidade BNCC: EF07LI01.

2. Dramatização de Diálogos

Os alunos podem escolher diálogos de livros ou filmes em inglês e dramatizá-los em sala de aula. Essa atividade ajuda a desenvolver a pronúncia e a entonação, além de promover a compreensão oral. Os alunos podem ser incentivados a criar seus próprios diálogos, abordando temas do cotidiano. Habilidade BNCC: EF07LI02.

3. Criação de Vídeos

Os estudantes podem produzir pequenos vídeos em inglês sobre um tema específico, como suas rotinas diárias ou um hobby. Essa atividade permite que eles pratiquem a fala e a escuta, além de desenvolver habilidades tecnológicas. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma, promovendo a interação. Habilidade BNCC: EF07LI03.

4. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais, como meio ambiente ou tecnologia, pode ser uma excelente forma de praticar a língua inglesa. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e preparar argumentos em inglês, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF07LI04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos pratiquem a leitura de forma visual. Habilidade BNCC: EF07LI05.

6. Entrevistas em Inglês

Os alunos podem realizar entrevistas uns com os outros sobre suas preferências, hobbies e experiências. Essa atividade promove a prática da conversação e a escuta ativa, além de ajudar os alunos a se conhecerem melhor. Habilidade BNCC: EF07LI06.

7. Jogos de Role-Playing

Os alunos podem participar de atividades de role-playing, onde assumem diferentes papéis em situações cotidianas, como ir ao médico ou fazer compras. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência e a confiança ao falar em inglês. Habilidade BNCC: EF07LI07.

8. Produção de Podcasts

Os estudantes podem criar podcasts sobre temas de interesse, discutindo tópicos variados em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a fala, além de permitir que os alunos pratiquem a escuta de forma autônoma. Habilidade BNCC: EF07LI08.

9. Análise de Letras de Músicas

Os alunos podem escolher músicas em inglês e analisar suas letras, discutindo o significado e o vocabulário utilizado. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão auditiva e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF07LI09.

10. Criação de Blogs em Inglês

Os alunos podem criar blogs onde escrevem sobre seus interesses, hobbies ou experiências de viagem. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, além de permitir que os alunos compartilhem suas ideias com um público maior. Habilidade BNCC: EF07LI10.