15 Ideias de Atividades (BNCC) simple present em inglês

1. Jogo de Adivinhação

Uma atividade divertida que envolve a criação de perguntas no simple present. Os alunos podem trabalhar em grupos para adivinhar a resposta correta a partir de dicas dadas por seus colegas. Essa atividade estimula a interação e o uso do vocabulário em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Diário de Rotina

Os alunos devem escrever um diário descrevendo suas rotinas diárias utilizando o simple present. Eles podem compartilhar suas entradas com a turma, promovendo a prática da escrita e da fala. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Entrevista com um Colega

Os alunos realizam entrevistas entre si, fazendo perguntas sobre hábitos e preferências pessoais. Essa atividade ajuda a praticar a formulação de perguntas e respostas no simple present. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartazes de Hábitos Saudáveis

Os alunos criam cartazes que descrevem hábitos saudáveis utilizando frases no simple present. Essa atividade pode ser exposta na sala de aula, promovendo a conscientização sobre saúde. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Memória com Verbos

Crie um jogo de memória onde os alunos devem combinar verbos no infinitivo com suas formas no simple present. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Descrição de Personagens

Os alunos escolhem um personagem de um livro ou filme e escrevem uma descrição utilizando o simple present. Eles podem apresentar suas descrições para a turma, praticando a fala. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Música e Análise de Letras

Escolha uma música em inglês que utilize o simple present e analise a letra com os alunos. Eles podem identificar os verbos e discutir o significado, promovendo a compreensão auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que utilizam o simple present. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Role-Play de Situações Cotidianas

Os alunos encenam situações do dia a dia, utilizando o simple present para descrever ações e interações. Essa atividade melhora a fluência e a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Quiz Interativo

Crie um quiz interativo onde os alunos devem responder perguntas sobre suas rotinas e preferências utilizando o simple present. Essa atividade promove a prática de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Vídeo de Rotina Diária

Os alunos gravam vídeos curtos descrevendo suas rotinas diárias em inglês, utilizando o simple present. Essa atividade estimula a prática da fala e a autoavaliação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena do seu dia a dia e escrevem uma descrição em inglês utilizando o simple present. Essa atividade combina arte e linguagem, facilitando a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo onde os alunos fazem perguntas uns aos outros sobre suas rotinas, utilizando o simple present. Essa atividade promove a interação e o uso prático da língua. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre suas atividades diárias utilizando o simple present. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de permitir a prática contínua. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Apresentação de Projetos

Os alunos desenvolvem projetos sobre temas de interesse, apresentando-os para a turma em inglês e utilizando o simple present. Essa atividade promove a pesquisa e a prática da fala. Habilidade BNCC: EF15LP15.