15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene corporal

1. Jogo da Higiene Pessoal

Para iniciar as atividades sobre higiene corporal, uma excelente ideia é criar um jogo interativo que envolva perguntas e respostas sobre os cuidados diários. Os alunos podem ser divididos em grupos e, a cada resposta correta, avançam em um tabuleiro. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a importância da higiene na saúde.

2. Mapa da Higiene

Os alunos podem criar um mapa ilustrado que represente os passos da higiene pessoal, como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser vinculada à habilidade EF15LP02, que enfatiza a organização e a sequência de ações para manter a saúde.

3. Teatro da Higiene

Promova uma atividade de teatro onde os alunos encenem situações do dia a dia que envolvem a higiene corporal. Eles podem dramatizar a importância de lavar as mãos antes das refeições ou escovar os dentes após as refeições. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP03, que incentiva a expressão e a comunicação sobre hábitos saudáveis.

4. Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre a importância da higiene corporal e os cuidados necessários. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que aborda a produção de textos e a comunicação visual.

5. Experimento da Lavagem das Mãos

Realizar um experimento prático onde os alunos utilizam tinta ou glitter para simular germes nas mãos e, em seguida, lavam as mãos para observar a eficácia da lavagem. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP05, que explora a relação entre práticas de higiene e saúde.

6. Música da Higiene

Crie uma música ou paródia que aborde os cuidados com a higiene corporal. Os alunos podem apresentar a canção para a turma, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP06, que incentiva a produção musical e a valorização da cultura.

7. Diário de Higiene

Os alunos podem manter um diário onde registram suas práticas de higiene ao longo da semana. Eles devem anotar o que fizeram e como se sentiram. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07, que aborda a reflexão sobre hábitos e comportamentos.

8. Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre a importância da higiene corporal, abordando temas como escovação dental e banho. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP08, que incentiva o uso de tecnologias digitais para a comunicação.

9. Quiz Interativo

Crie um quiz interativo sobre higiene corporal, onde os alunos podem responder perguntas em grupos. Essa atividade pode ser realizada em plataformas digitais e se relaciona à habilidade EF15LP09, que aborda a pesquisa e a análise de informações.

10. Oficina de Sabão Artesanal

Realizar uma oficina onde os alunos aprendem a fazer sabão artesanal, discutindo a importância do uso de sabão na higiene. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP10, que explora a relação entre ciência e práticas de saúde.