15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia do Soldado para educação infantil

1. Criação de Cartazes Temáticos

Uma atividade interessante para o Dia do Soldado é a criação de cartazes temáticos. Os alunos podem pesquisar sobre a história do Dia do Soldado e, em seguida, criar cartazes que representem a importância dos soldados para a sociedade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a expressão artística e a valorização da cultura.

2. Contação de Histórias sobre Soldados

A contação de histórias é uma forma eficaz de transmitir valores e conhecimentos. Os professores podem selecionar histórias que abordem a vida dos soldados, suas lutas e conquistas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da interpretação de textos orais e escritos.

3. Desenho e Pintura de Soldados

Os alunos podem participar de uma atividade de desenho e pintura, onde devem ilustrar soldados em diferentes contextos, como em missões de paz ou em momentos de celebração. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser associada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a produção de obras de arte.

4. Músicas e Canções sobre o Tema

Incorporar músicas e canções que falem sobre soldados e patriotismo pode ser uma maneira divertida de engajar os alunos. Os professores podem ensinar letras e discutir o significado das músicas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação musical.

5. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing são uma excelente forma de ensinar sobre a vida dos soldados. Os alunos podem encenar situações que envolvem soldados, promovendo o entendimento sobre suas responsabilidades e desafios. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da prática de jogos e brincadeiras.

6. Visita a um Museu Militar

Organizar uma visita a um museu militar pode proporcionar uma experiência enriquecedora. Os alunos terão a oportunidade de ver de perto objetos históricos e aprender sobre a história militar do Brasil. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve a pesquisa e análise de fontes históricas.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos curtos que expliquem a importância do Dia do Soldado. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a utilização de diferentes mídias para comunicação.

8. Criação de um Livro Coletivo

Uma atividade colaborativa onde cada aluno contribui com uma página sobre o Dia do Soldado pode resultar em um livro coletivo. Essa atividade promove o trabalho em equipe e pode ser associada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da produção de textos coletivos.

9. Debates sobre o Papel do Soldado

Promover um debate em sala de aula sobre o papel do soldado na sociedade atual pode ser uma forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a argumentação e a construção de opiniões.

10. Atividades de Educação Física Inspiradas em Treinamentos Militares

Os professores podem criar atividades físicas que simulem treinamentos militares, adaptadas para a faixa etária dos alunos. Essa atividade promove a saúde e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que trata da prática de atividades físicas.