15 Ideias de Atividades (BNCC) morfologia

1. Jogo da Memória Morfológica

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham palavras e suas respectivas classes gramaticais. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a identificação de substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe a análise das funções das palavras em frases.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando personagens que representem diferentes classes gramaticais. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento morfológico, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Caça-Palavras Morfológico

Desenvolva um caça-palavras com termos que representem diferentes morfemas. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, classificá-las de acordo com sua morfologia. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que aborda a identificação de palavras e suas partes constitutivas.

4. Análise de Poemas

Proponha a leitura de poemas e a identificação das classes gramaticais presentes. Os alunos devem destacar substantivos, verbos e adjetivos, discutindo como a escolha das palavras influencia a mensagem do texto. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP04, que envolve a análise de textos literários.

5. Oficina de Criação de Novas Palavras

Os alunos devem inventar novas palavras a partir de morfemas existentes, criando significados e contextos para elas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da formação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que propõe a reflexão sobre a formação de palavras na língua.

6. Mapa Conceitual de Classes Gramaticais

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione as diferentes classes gramaticais e suas funções. Essa atividade promove a organização do conhecimento e a visualização das relações entre os termos, atendendo à habilidade EF15LP06, que envolve a organização de informações em diferentes formatos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre morfologia, onde os alunos devem identificar a classe gramatical de palavras apresentadas. Essa atividade promove a interação e a revisão do conteúdo, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que propõe a prática de diferentes formas de comunicação oral.

8. Produção de Textos com Foco em Morfologia

Os alunos devem produzir textos que utilizem uma variedade de classes gramaticais, destacando-as em diferentes cores. Essa atividade estimula a prática da escrita e a reflexão sobre a morfologia das palavras, conectando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos com clareza e coerência.

9. Análise de Propagandas

Proponha a análise de propagandas, identificando as classes gramaticais utilizadas e discutindo como elas impactam a mensagem. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a análise crítica de diferentes tipos de textos.

10. Criação de Rimas e Versos

Os alunos devem criar rimas e versos utilizando palavras de diferentes classes gramaticais, explorando a sonoridade e a morfologia. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da linguagem poética, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que propõe a produção de textos poéticos.