15 Ideias de Atividades (BNCC) boliche

1. Boliche com Garrafas Pet

Uma atividade divertida e sustentável, onde os alunos podem criar um jogo de boliche utilizando garrafas PET. As garrafas devem ser preenchidas com água ou areia para garantir estabilidade. Os alunos podem personalizar as garrafas com tintas e adesivos, estimulando a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF03, que propõe a valorização do meio ambiente e a prática de atividades físicas.

2. Boliche de Papelão

Utilizando caixas de papelão, os alunos podem construir um boliche em miniatura. A atividade envolve recorte, colagem e pintura, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Além disso, os alunos podem discutir sobre a importância da reciclagem, alinhando-se à habilidade EF02AR01, que incentiva a criação e apreciação de obras de arte.

3. Boliche com Bolas de Meia

Os alunos podem criar bolas de boliche utilizando meias velhas e enchê-las com arroz ou feijão. Essa atividade promove a reutilização de materiais e a coordenação motora. Os alunos podem jogar em duplas, promovendo a interação social e o trabalho em equipe, conforme a habilidade EF15EF01, que valoriza a convivência e o respeito mútuo.

4. Boliche Temático

Os alunos podem escolher um tema (como animais, super-heróis ou profissões) e criar um boliche com figuras representativas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover discussões sobre diversidade e inclusão, alinhando-se à habilidade EF12LP04, que trata da produção de textos e da expressão de ideias.

5. Boliche ao Ar Livre

Realizar um torneio de boliche ao ar livre, utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem se dividir em equipes e criar regras para o jogo. Essa atividade promove a prática de esportes e a socialização, além de estimular a competitividade saudável, conforme a habilidade EF15EF02, que incentiva a prática de atividades físicas.

6. Boliche com Desafios Matemáticos

Integrar matemática ao boliche, onde cada pino derrubado representa uma operação matemática a ser resolvida. Os alunos devem calcular a soma ou a média dos pontos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e matemático, alinhando-se à habilidade EF03MA04, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Boliche Musical

Criar uma versão do boliche onde, ao derrubar os pinos, os alunos devem cantar uma música ou responder a uma pergunta sobre um tema estudado. Essa atividade promove a integração entre música e educação, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que valoriza a expressão artística e cultural.

8. Boliche com História

Os alunos podem criar um boliche que represente personagens de uma história lida em sala de aula. Após a atividade, eles devem apresentar a história e discutir os personagens, promovendo a leitura e a interpretação de texto, conforme a habilidade EF15LP05, que incentiva a leitura e a produção textual.

9. Boliche e Ciências

Integrar ciências ao boliche, onde cada pino representa um conceito científico. Ao derrubar um pino, o aluno deve explicar o conceito correspondente. Essa atividade estimula o aprendizado ativo e a fixação de conteúdos, alinhando-se à habilidade EF09CI01, que propõe a investigação e a compreensão de fenômenos naturais.

10. Boliche Digital

Utilizar aplicativos ou jogos online que simulem o boliche, permitindo que os alunos pratiquem habilidades motoras e estratégicas em um ambiente virtual. Essa atividade promove a inclusão digital e o uso consciente da tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15ET01, que incentiva o uso crítico e responsável das tecnologias digitais.