15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre brinquedos reciclados

1. Criação de Brinquedos com Garrafas PET

Utilizando garrafas PET, os alunos podem criar diversos brinquedos, como bonecos, carros e instrumentos musicais. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos devem aprender a cortar, pintar e montar os brinquedos, desenvolvendo habilidades manuais e motoras. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Explorar e criar com diferentes materiais.

2. Jogo da Memória com Tampinhas

Os estudantes podem coletar tampinhas de garrafa e criar um jogo da memória. Essa atividade promove a reciclagem e o raciocínio lógico. Os alunos devem desenhar ou colar imagens nas tampinhas, criando pares. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir e interpretar diferentes tipos de textos.

3. Fantoches de Meia

Com meias velhas, os alunos podem confeccionar fantoches, estimulando a expressão artística e a contação de histórias. A atividade envolve costura básica e pintura, desenvolvendo a coordenação motora. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Criar e interpretar produções artísticas.

4. Aviões de Papel com Revistas

Os alunos podem utilizar páginas de revistas para fazer aviões de papel. Essa atividade incentiva a reutilização de materiais e a prática de atividades físicas ao lançar os aviões. Habilidade BNCC: (EF15EF01) – Praticar atividades físicas de forma lúdica.

5. Instrumentos Musicais com Latas

Com latas vazias, os alunos podem criar instrumentos musicais, como tambores e chocalhos. Essa atividade promove a musicalidade e a coordenação motora. Os alunos podem decorar as latas e experimentar diferentes sons. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Criar e interpretar produções musicais.

6. Quebra-Cabeça com Caixas de Papelão

Os estudantes podem criar quebra-cabeças utilizando caixas de papelão. Eles devem desenhar uma imagem e recortá-la em peças, desenvolvendo o raciocínio lógico e a coordenação. Habilidade BNCC: (EF15MA01) – Resolver problemas envolvendo formas e figuras.

7. Jogo de Boliche com Garrafas Plásticas

Com garrafas plásticas vazias, os alunos podem montar um jogo de boliche. Essa atividade promove a interação social e a prática de esportes. Os alunos devem aprender a calcular a pontuação e a trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: (EF15EF02) – Participar de jogos e brincadeiras.

8. Pintura em Papelão

Os alunos podem utilizar caixas de papelão para criar obras de arte. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Os estudantes podem explorar diferentes técnicas de pintura e colagem. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Criar e experimentar com diferentes linguagens artísticas.

9. Construção de Casinhas com Caixas de Sapato

Com caixas de sapato, os alunos podem construir casinhas para brinquedos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade. Os alunos podem decorar as casinhas com materiais recicláveis. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Criar e interpretar produções visuais.

10. Jogo de Tabuleiro com Material Reciclável

Os estudantes podem criar um jogo de tabuleiro utilizando papelão e tampinhas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a interação social. Os alunos devem elaborar as regras do jogo e desenvolver estratégias. Habilidade BNCC: (EF15MA02) – Planejar e executar atividades lúdicas.