15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre etnia racial

1. Mapa da Diversidade Étnica

Os alunos poderão criar um mapa que represente as diferentes etnias presentes na sua comunidade. A atividade envolve pesquisa sobre a origem e as características de cada grupo étnico, promovendo a valorização da diversidade. Habilidade BNCC: EF15HI01.

2. Contação de Histórias Tradicionais

Promova uma sessão de contação de histórias que aborde mitos e lendas de diferentes etnias. Os alunos podem trazer histórias de suas famílias ou pesquisar sobre narrativas tradicionais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Exposição Cultural

Organize uma exposição onde os alunos apresentem elementos culturais de diferentes etnias, como vestimentas, danças e músicas. Essa atividade estimula o respeito e a apreciação pela diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Debate sobre Racismo e Preconceito

Realize um debate em sala de aula sobre racismo e preconceito, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e experiências. Essa atividade promove a reflexão crítica e o diálogo. Habilidade BNCC: EF15CN01.

5. Criação de um Jornal Étnico

Os alunos podem criar um jornal que destaque eventos, tradições e notícias relacionadas a diferentes etnias. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Oficina de Artesanato Étnico

Promova uma oficina onde os alunos aprendam a fazer artesanato típico de diferentes culturas, como cerâmica ou tecelagem. Essa atividade valoriza a criatividade e o aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Pesquisa sobre Línguas Indígenas

Os alunos poderão pesquisar sobre diferentes línguas indígenas, aprendendo algumas palavras e expressões. Essa atividade enriquece o conhecimento sobre a diversidade linguística. Habilidade BNCC: EF15LI01.

8. Roda de Conversa sobre Identidade

Realize uma roda de conversa onde os alunos compartilhem suas experiências e reflexões sobre identidade étnica e racial. Essa atividade promove a empatia e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem analisar obras de arte que retratam a diversidade étnica, discutindo o contexto histórico e cultural. Essa atividade estimula o olhar crítico e a apreciação artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Criação de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre a história de uma etnia específica, entrevistando membros da comunidade e coletando depoimentos. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e comunicação. Habilidade BNCC: EF15HI02.

11. Músicas e Danças Típicas

Os alunos podem aprender e apresentar danças e músicas típicas de diferentes etnias, promovendo a valorização da cultura através da arte. Habilidade BNCC: EF15AR04.

12. Criação de um Blog sobre Diversidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e reflexões sobre diversidade étnica e racial, utilizando a tecnologia para promover o conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP03.

13. Visita a Comunidades Étnicas

Organize uma visita a comunidades étnicas locais, onde os alunos possam aprender diretamente sobre as tradições e costumes. Essa atividade proporciona uma experiência prática e enriquecedora. Habilidade BNCC: EF15HI03.

14. Jogos e Brincadeiras Tradicionais

Os alunos podem pesquisar e praticar jogos e brincadeiras tradicionais de diferentes etnias, promovendo a interação e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: EF15EF01.

15. Criação de um Livro de Receitas Étnicas

Os alunos podem coletar receitas de pratos típicos de diferentes etnias e criar um livro de receitas, promovendo a diversidade através da culinária. Habilidade BNCC: EF15LP04.