15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o lixo educação infantil

1. Coleta Seletiva com Reciclagem

Uma atividade que envolve a coleta seletiva de materiais recicláveis. Os alunos podem aprender sobre a importância da separação do lixo, identificando quais materiais podem ser reciclados. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Educação Infantil) EI03ET01, que aborda a identificação de diferentes tipos de materiais e suas destinações.

2. Criação de Lixeiras Temáticas

Os alunos podem criar lixeiras personalizadas para diferentes tipos de resíduos, como papel, plástico e orgânico. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização sobre a separação do lixo, alinhando-se à habilidade BNCC EI03ET02, que trata da importância da organização e do cuidado com o ambiente.

3. Jogo da Memória do Lixo

Desenvolver um jogo da memória com imagens de diferentes tipos de lixo e suas respectivas destinações. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre reciclagem e descarte correto, atendendo à habilidade BNCC EI03ET03, que envolve o reconhecimento de ações que favorecem a preservação do meio ambiente.

4. Histórias em Quadrinhos sobre o Lixo

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem a temática do lixo e sua importância. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de promover a reflexão sobre o impacto do lixo no meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP01, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

5. Experimentos com Lixo Orgânico

Realizar experimentos com lixo orgânico, como a compostagem, onde os alunos podem observar a decomposição de materiais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CI01, que envolve a observação de fenômenos naturais e suas transformações.

6. Mapa do Lixo na Escola

Os alunos podem criar um mapa do lixo na escola, identificando os locais onde o lixo é gerado e como ele é descartado. Essa atividade promove a observação e a análise do ambiente escolar, alinhando-se à habilidade BNCC EI03GE01, que trata da percepção do espaço e da organização do ambiente.

7. Teatro de Fantoches sobre Reciclagem

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que conte a história de um objeto reciclável. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a conscientização sobre a reciclagem, alinhando-se à habilidade BNCC EI03AR01, que envolve a criação de produções artísticas.

8. Piquenique Sustentável

Organizar um piquenique onde os alunos devem trazer alimentos em embalagens reutilizáveis e descartar o lixo de forma correta. Essa atividade promove a prática de hábitos sustentáveis, alinhando-se à habilidade BNCC EI03ET03, que trata da promoção de práticas de cuidado com o meio ambiente.

9. Cartazes Educativos sobre o Lixo

Os alunos podem criar cartazes educativos que informem sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a produção de textos informativos.

10. Visita a uma Cooperativa de Reciclagem

Promover uma visita a uma cooperativa de reciclagem para que os alunos possam ver na prática como funciona o processo de reciclagem. Essa atividade proporciona uma experiência prática e real, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CI02, que envolve a exploração de ambientes e a vivência de experiências significativas.