15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre globalização e blocos econômicos

1. Debate sobre Globalização

Promova um debate em sala de aula onde os alunos discutam os prós e contras da globalização. Utilize a habilidade GE1 da BNCC, que aborda a análise de diferentes perspectivas sobre a globalização e seus impactos sociais e econômicos.

2. Mapa dos Blocos Econômicos

Peça aos alunos que criem um mapa ilustrativo dos principais blocos econômicos do mundo, como a União Europeia, Mercosul e NAFTA. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GE2, que envolve a identificação e análise de blocos econômicos e suas características.

3. Estudo de Caso: Mercosul

Realize um estudo de caso sobre o Mercosul, onde os alunos pesquisam a formação, objetivos e desafios do bloco. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE3, que trata da compreensão dos processos de integração econômica na América do Sul.

4. Apresentação sobre Comércio Internacional

Os alunos podem preparar uma apresentação sobre o comércio internacional e como ele é afetado pela globalização. A habilidade GE4 da BNCC pode ser aplicada, que envolve a análise das relações comerciais entre países e seus impactos.

5. Criação de Infográfico

Desenvolva um infográfico que mostre as principais características dos blocos econômicos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GE5, que aborda a representação gráfica de dados e informações sobre a economia global.

6. Simulação de Negociações Internacionais

Organize uma simulação de negociações entre países, onde os alunos representam diferentes nações e discutem acordos comerciais. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE6, que envolve a compreensão dos processos de negociação no comércio internacional.

7. Análise de Documentos Históricos

Peça aos alunos que analisem documentos históricos que marcaram a formação de blocos econômicos, como tratados e acordos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GE7, que trata da análise crítica de documentos e sua relevância histórica.

8. Pesquisa sobre Impactos Ambientais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os impactos ambientais da globalização e dos blocos econômicos. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE8, que envolve a análise dos efeitos da globalização no meio ambiente.

9. Criação de Blog sobre Globalização

Incentive os alunos a criar um blog onde eles possam publicar artigos sobre globalização e blocos econômicos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GE9, que aborda a produção de textos e a comunicação em diferentes mídias.

10. Debate sobre Desigualdade Global

Realize um debate sobre a desigualdade gerada pela globalização, onde os alunos podem discutir como os blocos econômicos afetam diferentes países. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE10, que envolve a análise crítica das desigualdades sociais e econômicas no contexto global.