15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática ensino fundamental 2

15 Ideias de Atividades (BNCC) de Matemática Ensino Fundamental 2

1. Jogo da Batalha Naval com Coordenadas – Os alunos podem jogar uma versão do clássico Batalha Naval, utilizando um sistema de coordenadas cartesianas. Essa atividade desenvolve a habilidade EF06MA12, que envolve a representação de pontos no plano cartesiano. Os estudantes devem criar suas próprias grades e posicionar seus navios, utilizando a lógica matemática para vencer o jogo.

2. Construção de Gráficos com Dados Reais – Os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, constroem gráficos de barras ou de linhas. Essa atividade atende à habilidade EF06MA19, que aborda a construção e interpretação de gráficos. Os estudantes devem analisar os dados coletados e discutir as informações que os gráficos revelam.

3. Criação de Problemas Matemáticos – Os alunos devem criar problemas matemáticos que envolvam operações básicas, utilizando situações do cotidiano. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06MA13, que incentiva a formulação de problemas. Os estudantes podem trocar seus problemas com os colegas e resolvê-los, promovendo a colaboração e o raciocínio lógico.

4. Exploração de Figuras Geométricas – Através de recortes de papel, os alunos devem criar diferentes figuras geométricas e calcular suas áreas e perímetros. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06MA16, que envolve o reconhecimento e a classificação de formas geométricas. Os alunos podem apresentar suas figuras e discutir as propriedades de cada uma.

5. Desafio dos Números Primos – Os alunos participam de um desafio para identificar números primos em uma lista. Essa atividade atende à habilidade EF06MA04, que trata da identificação e análise de números. Os estudantes podem trabalhar em grupos e apresentar suas descobertas, promovendo o trabalho em equipe e a discussão matemática.

6. Simulação de Compras – Os alunos recebem um orçamento fictício e devem planejar uma compra em um mercado simulado, utilizando operações de adição e subtração. Essa atividade se alinha à habilidade EF06MA07, que envolve a resolução de problemas com números racionais. Os estudantes devem justificar suas escolhas e discutir as estratégias utilizadas.

7. Construção de um Calendário Matemático – Os alunos criam um calendário que inclui datas importantes e desafios matemáticos para cada mês. Essa atividade atende à habilidade EF06MA20, que envolve a interpretação de dados temporais. Os estudantes podem apresentar seus calendários e compartilhar as atividades propostas.

8. Caça ao Tesouro Matemático – Os alunos participam de uma caça ao tesouro, onde cada pista envolve um problema matemático a ser resolvido. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06MA13, que incentiva a resolução de problemas. Os estudantes devem trabalhar em equipe para encontrar as respostas e avançar na caça ao tesouro.

9. Estudo de Proporções com Receitas – Os alunos escolhem uma receita e devem ajustar as proporções dos ingredientes para diferentes quantidades. Essa atividade atende à habilidade EF06MA09, que envolve a compreensão de proporções e razões. Os estudantes podem preparar a receita em sala de aula, aplicando a matemática de forma prática.

10. Jogo de Dados e Probabilidades – Os alunos jogam dados e registram os resultados para calcular a probabilidade de cada evento. Essa atividade se alinha à habilidade EF06MA10, que aborda a noção de probabilidade. Os estudantes devem discutir suas observações e formular conjecturas sobre os resultados obtidos.

11. Criação de um Orçamento Familiar – Os alunos simulam a criação de um orçamento familiar, considerando receitas e despesas. Essa atividade atende à habilidade EF06MA07, que envolve a resolução de problemas financeiros. Os estudantes devem apresentar seus orçamentos e discutir a importância do planejamento financeiro.

12. Desenho de Gráficos de Funções – Os alunos desenham gráficos de funções simples utilizando papel milimetrado. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06MA12, que envolve a representação de funções. Os estudantes devem interpretar os gráficos e discutir suas características.

13. Atividade de Medidas de Tempo – Os alunos realizam atividades que envolvem a medição de tempo em diferentes contextos, como corridas ou jogos. Essa atividade atende à habilidade EF06MA20, que envolve a interpretação de dados temporais. Os estudantes devem registrar os tempos e discutir a importância da medição precisa.

14. Construção de um Mapa Conceitual de Matemática – Os alunos criam um mapa conceitual que relaciona diferentes conceitos matemáticos estudados. Essa atividade se alinha à habilidade EF06MA17, que envolve a organização do conhecimento matemático. Os estudantes podem apresentar seus mapas e discutir as conexões feitas.

15. Estudo de Estatísticas com Jogos – Os alunos jogam diferentes jogos de tabuleiro e registram as estatísticas dos resultados. Essa atividade atende à habilidade EF06MA19, que envolve a análise de dados. Os estudantes devem apresentar suas estatísticas e discutir o que aprenderam com os jogos.