15 Ideias de Atividades (BNCC) com rótulos 1º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo habilidades de leitura e associação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem operações matemáticas simples. Cada resposta correta leva a uma nova pista, incentivando o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA01.

3. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizando fantoches, os alunos podem contar histórias, promovendo a criatividade e a expressão oral. Essa atividade também pode incluir a criação de roteiros e personagens. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que demonstram conceitos básicos de ciências, como a flutuação e a mistura de cores. Os alunos podem registrar suas observações em um diário científico. Habilidade BNCC: EF02CI01.

5. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos escolhem um animal e criam um cartaz informativo, incluindo desenhos e informações sobre o habitat, alimentação e características. Habilidade BNCC: EF02CI02.

6. Atividades de Leitura em Dupla

Os alunos se revezam na leitura de um livro ou texto, promovendo a fluência e a compreensão. Após a leitura, podem discutir o que aprenderam, desenvolvendo habilidades de interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Jogo de Rimas

Os alunos participam de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Desenho e Descrição de Emoções

Os alunos desenham uma situação que representa uma emoção e, em seguida, escrevem uma breve descrição. Essa atividade promove a expressão emocional e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Montagem de Quebra-Cabeças de Mapas

Os alunos montam quebra-cabeças de mapas do Brasil, aprendendo sobre geografia e localização. Essa atividade pode incluir discussões sobre as regiões e suas características. Habilidade BNCC: EF02GE01.

10. Criação de Música ou Poema

Os alunos criam uma música ou poema sobre um tema estudado, utilizando rimas e ritmos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Jogo de Tabuleiro sobre História

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que aborda eventos históricos, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Eles podem incluir perguntas e desafios relacionados ao conteúdo. Habilidade BNCC: EF02HI01.

12. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Os alunos utilizam materiais recicláveis para criar obras de arte, desenvolvendo habilidades manuais e consciência ambiental. Essa atividade pode incluir discussões sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF02AR01.

13. Dinâmica de Grupo sobre Respeito e Amizade

Os alunos participam de dinâmicas que promovem o respeito e a amizade, discutindo a importância desses valores no ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF02PS01.

14. Criação de um Diário de Classe

Os alunos mantêm um diário onde registram suas atividades e aprendizados ao longo do ano. Essa prática estimula a escrita e a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Apresentação de Projetos em Grupo

Os alunos trabalham em grupos para desenvolver um projeto sobre um tema de interesse e apresentam suas descobertas para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP08.