15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre folclore educação infantil

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é essencial para introduzir as crianças ao folclore brasileiro. Os professores podem escolher contos populares como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”. Durante a contação, é possível usar fantoches ou recursos visuais para tornar a experiência mais envolvente. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e a imaginação das crianças. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Criação de Fantoches de Papel

Após a contação de histórias, os alunos podem criar fantoches de papel representando personagens do folclore. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Os alunos podem usar materiais recicláveis e coloridos para confeccionar seus fantoches. Habilidade BNCC: EI02CG02.

3. Dança do Folclore

Ensinar danças típicas como o “Samba de Roda” ou “Quadrilha” é uma forma divertida de explorar a cultura folclórica. Os alunos podem aprender os passos básicos e se apresentar para a turma. Essa atividade promove a expressão corporal e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03CG01.

4. Desenho e Pintura de Personagens Folclóricos

Os alunos podem desenhar e pintar personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que as crianças conheçam mais sobre as lendas. Habilidade BNCC: EI02EF03.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Um jogo de memória pode ser criado com cartas que apresentam diferentes personagens do folclore. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o raciocínio lógico das crianças, além de promover o conhecimento sobre a cultura brasileira. Habilidade BNCC: EI03MT01.

6. Criação de um Mural do Folclore

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural que represente diferentes aspectos do folclore. Eles podem incluir imagens, textos e desenhos. Essa atividade estimula a colaboração e a pesquisa sobre o tema. Habilidade BNCC: EI02LP02.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem usar os fantoches que criaram para encenar uma história folclórica. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EI03CG03.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore é uma forma divertida de aprender. As crianças podem trabalhar em equipe para resolver os enigmas e encontrar o “tesouro”. Habilidade BNCC: EI03EF01.

9. Música e Canções Folclóricas

Ensinar canções folclóricas, como “Asa Branca” ou “O Caderno”, é uma ótima maneira de introduzir a música popular brasileira. Os alunos podem aprender a letra e até mesmo criar uma coreografia. Habilidade BNCC: EI03AR01.

10. Criação de Livros de Histórias Folclóricas

Os alunos podem criar seus próprios livros ilustrados com histórias folclóricas. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de permitir que as crianças expressem suas interpretações das lendas. Habilidade BNCC: EI02LP01.