15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre acentuação gráfica

1. Jogo da Memória de Acentuação Gráfica

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham palavras acentuadas e suas respectivas regras de acentuação. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a fixação do conteúdo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e a escrita de palavras acentuadas.

2. Produção de Texto com Acentuação

Proponha aos alunos a escrita de um pequeno texto, como uma carta ou um conto, onde eles devem utilizar palavras que exigem acentuação gráfica. Após a produção, os textos podem ser trocados entre os colegas para revisão, estimulando a habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos com correção ortográfica.

3. Caça-Palavras de Acentuação

Elabore um caça-palavras que contenha palavras acentuadas. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever a regra de acentuação correspondente a cada uma delas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP05, que envolve a identificação de palavras acentuadas em diferentes contextos.

4. Cartazes de Regras de Acentuação

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um cartaz explicativo sobre uma regra de acentuação específica (como acento agudo, circunflexo, etc.). Os cartazes devem ser apresentados para a turma, promovendo a habilidade EF15LP06, que envolve a explicação e a argumentação sobre regras ortográficas.

5. Acentuação em Músicas

Escolha uma música conhecida e analise a letra com os alunos, destacando as palavras acentuadas. Em seguida, peça que eles reescrevam a letra substituindo algumas palavras por sinônimos que também exigem acentuação. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP07, que trata da análise de textos e suas características.

6. Quiz Interativo sobre Acentuação

Utilize plataformas online para criar um quiz interativo sobre acentuação gráfica. Os alunos podem responder perguntas sobre regras de acentuação e identificar erros em frases. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a aplicação de conhecimentos ortográficos em situações práticas.

7. Acentuação em Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando palavras acentuadas. Eles devem prestar atenção à acentuação correta das palavras e apresentar suas histórias para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

8. Jogo de Adivinhação de Palavras Acentuadas

Organize um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever palavras acentuadas sem mencioná-las diretamente. Os colegas devem adivinhar a palavra correta, promovendo a habilidade EF15LP10, que envolve a compreensão e a produção de descrições textuais.

9. Acentuação em Redes Sociais

Peça aos alunos que criem postagens fictícias para redes sociais utilizando palavras acentuadas. Eles devem justificar a acentuação de cada palavra utilizada. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos em diferentes contextos e mídias.

10. Revisão Coletiva de Acentuação

Realize uma atividade de revisão coletiva onde os alunos devem corrigir um texto com erros de acentuação. Eles devem trabalhar em grupos para identificar e corrigir os erros, promovendo a habilidade EF15LP12, que envolve a revisão e a correção de textos.