15 Ideias de Atividades (BNCC) Turma da Mônica educação infantil

1. Jogo de Memória com Personagens da Turma da Mônica

Essa atividade consiste em criar um jogo de memória utilizando cartões com imagens dos personagens da Turma da Mônica. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a memória e a concentração. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias Interativa

Os professores podem utilizar histórias da Turma da Mônica para realizar uma contação interativa. As crianças podem participar, imitando os personagens e interagindo com a narrativa, promovendo a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividade de Desenho e Pintura

Propor que as crianças desenhem e pintem suas cenas favoritas das histórias da Turma da Mônica. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação de texto, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches dos personagens da Turma da Mônica utilizando materiais recicláveis. Após a confecção, podem encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Caça ao Tesouro Temático

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas aos personagens e histórias da Turma da Mônica. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15MA01.

6. Jogo de Rimas com a Turma da Mônica

Os alunos podem participar de um jogo de rimas utilizando palavras que aparecem nas histórias da Turma da Mônica. Essa atividade estimula o desenvolvimento da linguagem e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Montagem de Quebra-Cabeça

Criar quebra-cabeças com imagens dos personagens da Turma da Mônica. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a percepção visual das crianças. Habilidade BNCC: EF15MA02.

8. Atividade de Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada com livros da Turma da Mônica, onde os alunos podem discutir as histórias e personagens. Essa prática estimula a compreensão leitora e o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando os personagens da Turma da Mônica. Essa atividade incentiva a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Música e Dança com Temas da Turma da Mônica

Utilizar músicas que fazem parte do universo da Turma da Mônica para criar coreografias. Essa atividade promove a expressão corporal e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

11. Experimentos Científicos com Personagens

Realizar pequenos experimentos científicos inspirados em histórias da Turma da Mônica, como a criação de vulcões ou reações químicas simples. Essa atividade estimula a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre as histórias da Turma da Mônica, onde os alunos devem responder questões sobre os personagens e enredos. Essa atividade desenvolve o conhecimento e a memória. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Atividade de Reciclagem com Temas da Turma da Mônica

Propor uma atividade de reciclagem onde os alunos utilizem materiais recicláveis para criar objetos inspirados na Turma da Mônica. Essa prática ensina sobre sustentabilidade e criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos utilizando personagens da Turma da Mônica para abordar temas como amizade, respeito e meio ambiente. Essa atividade estimula a conscientização social. Habilidade BNCC: EF15CI02.

15. Teatro de Fantoches com Temas da Turma da Mônica

Realizar um teatro de fantoches onde os alunos encenam histórias da Turma da Mônica. Essa atividade promove a expressão artística e a capacidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR04.