15 Ideias de Atividades (BNCC) os seres vivos

1. Observação de Seres Vivos no Ambiente Escolar

Uma atividade prática que pode ser realizada em ambientes externos da escola é a observação de seres vivos, como plantas e insetos. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um local específico para observar. Durante a atividade, eles devem anotar as características dos seres vivos encontrados, como cor, tamanho e habitat. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 3º ano – (EF03CI03), que envolve a observação e descrição de seres vivos em seu ambiente.

2. Criação de um Herbário

A criação de um herbário é uma excelente forma de os alunos aprenderem sobre a diversidade de plantas. Os estudantes podem coletar folhas de diferentes espécies, secá-las e organizá-las em um caderno ou pasta. Cada folha deve ser acompanhada de informações sobre a planta, como nome científico, habitat e características. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – (EF04CI02), que trata da identificação e classificação de seres vivos.

3. Experimento com Germinação de Sementes

Os alunos podem realizar um experimento para observar o processo de germinação de sementes. Para isso, cada aluno deve plantar sementes em copos com terra e acompanhar o crescimento ao longo das semanas. Eles devem registrar as mudanças que ocorrem, como a formação de raízes e folhas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI03), que envolve o estudo do ciclo de vida das plantas.

4. Montagem de um Terrário

Montar um terrário é uma atividade que permite aos alunos entenderem os ecossistemas. Eles podem utilizar um recipiente transparente, terra, plantas pequenas e até mesmo pequenos animais, como insetos. Os alunos devem observar como os seres vivos interagem entre si e com o ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: CIENCIAS – 6º ano – (EF06CI03), que aborda a relação entre os seres vivos e seu habitat.

5. Estudo dos Ciclos de Vida

Os alunos podem escolher diferentes seres vivos, como borboletas, sapos ou plantas, e estudar seus ciclos de vida. A atividade pode incluir pesquisas, desenhos e apresentações. Os alunos devem apresentar as etapas do ciclo de vida e discutir as adaptações de cada fase. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 7º ano – (EF07CI02), que envolve o estudo dos ciclos de vida dos seres vivos.

6. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem criar um diário de campo onde registrarão suas observações sobre a fauna e flora local. Eles devem incluir desenhos, anotações e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação atenta, alinhando-se à habilidade BNCC: CIENCIAS – 8º ano – (EF08CI01), que trata da investigação e registro de fenômenos naturais.

7. Jogo de Classificação de Seres Vivos

Os alunos podem participar de um jogo de classificação onde devem agrupar diferentes seres vivos em categorias, como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade pode ser realizada com cartões ou imagens e estimula o aprendizado sobre a biodiversidade. Está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 9º ano – (EF09CI02), que envolve a classificação dos seres vivos.

8. Visita a um Jardim Botânico

Uma visita a um jardim botânico pode proporcionar uma experiência rica em aprendizado. Os alunos podem observar diferentes espécies de plantas e aprender sobre suas características e habitats. Após a visita, os alunos podem realizar uma atividade de pesquisa sobre as plantas que mais chamaram sua atenção. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: CIENCIAS – 3º ano – (EF03CI02), que envolve a exploração da diversidade de seres vivos.

9. Criação de um Mapa de Biodiversidade Local

Os alunos podem criar um mapa da biodiversidade local, identificando diferentes espécies de plantas e animais que vivem na região. Eles podem usar fotos, desenhos e informações sobre cada espécie. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: GEOGRAFIA – 4º ano – (EF04GE03), que envolve a identificação de elementos naturais e culturais do espaço geográfico.

10. Debate sobre Conservação de Espécies

Promover um debate sobre a conservação de espécies ameaçadas é uma atividade que estimula o pensamento crítico dos alunos. Eles podem pesquisar sobre diferentes espécies e apresentar argumentos sobre a importância da preservação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI04), que trata da relação entre os seres humanos e a natureza.