15 Ideias de Atividades (BNCC) do 2º ano

1. Contação de Histórias: Promova uma atividade de contação de histórias onde os alunos possam criar suas próprias narrativas. Os alunos devem ilustrar suas histórias e apresentá-las para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Jogo da Memória com Palavras: Crie um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao fazê-lo, devem usar cada palavra em uma frase. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na leitura e interpretação de textos.

3. Atividade de Matemática com Dinheiro: Simule uma loja na sala de aula onde os alunos possam “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a noção de valor, alinhando-se à habilidade EF03MA05, que aborda a utilização de operações matemáticas.

4. Experiência Científica: Realize uma experiência simples, como a mistura de água e óleo, para ensinar sobre densidade e miscibilidade. Os alunos devem registrar suas observações em um caderno de ciências. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

5. Criação de um Mural Coletivo: Os alunos devem trabalhar em grupo para criar um mural sobre um tema específico, como meio ambiente ou saúde. Essa atividade estimula a colaboração e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF02AR01, que envolve a expressão artística.

6. Teatro de Fantoches: Os alunos devem criar fantoches e encenar uma peça de teatro. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e dramatizações.

7. Caça ao Tesouro: Organize uma caça ao tesouro com pistas que envolvam resolução de problemas matemáticos e perguntas de ciências. Essa atividade integra várias disciplinas e está alinhada à habilidade EF03MA06, que envolve resolução de problemas.

8. Diário de Classe: Incentive os alunos a manter um diário onde eles possam registrar suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos pessoais.

9. Experimentos com Plantas: Os alunos devem plantar sementes e acompanhar seu crescimento, registrando as mudanças em um gráfico. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI02, que envolve a observação de seres vivos e seu desenvolvimento.

10. Jogo de Perguntas e Respostas: Crie um jogo onde os alunos devem responder perguntas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade ajuda a fixar o aprendizado e está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a compreensão e interpretação de textos.

11. Atividade de Leitura Compartilhada: Realize sessões de leitura em grupo onde os alunos possam discutir o que leram. Essa atividade promove a interpretação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

12. Criação de um Jogo de Tabuleiro: Os alunos devem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF03MA07, que envolve a construção de jogos matemáticos.

13. Projeto de Reciclagem: Os alunos devem desenvolver um projeto sobre a importância da reciclagem, criando cartazes e apresentando suas ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a conscientização sobre questões ambientais.

14. Oficina de Artes: Promova uma oficina onde os alunos possam explorar diferentes técnicas artísticas, como pintura e colagem. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02AR02, que envolve a expressão artística e a apreciação de obras de arte.

15. Debate sobre Temas Relevantes: Organize um debate onde os alunos possam discutir temas como amizade e respeito. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos argumentativos.