15 Ideias de Atividades (BNCC) mapas

1. Mapa Conceitual sobre a História do Brasil

Os alunos podem criar um mapa conceitual que represente os principais eventos da história do Brasil, desde a colonização até os dias atuais. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, além de promover a reflexão crítica sobre o passado. Habilidade BNCC: EF15HI01.

2. Mapa de Relações Ecológicas

Nesta atividade, os estudantes devem elaborar um mapa que ilustre as relações ecológicas entre diferentes espécies em um ecossistema específico. Essa tarefa ajuda a compreender a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI03.

3. Mapa de Características Culturais

Os alunos podem desenvolver um mapa que represente as características culturais de diferentes regiões do Brasil, incluindo danças, músicas e festividades. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a valorização das tradições locais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Mapa de Linhas do Tempo

Os estudantes podem criar uma linha do tempo em forma de mapa, destacando os principais marcos da história de uma determinada disciplina, como a matemática ou a literatura. Essa atividade ajuda a visualizar a evolução do conhecimento ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

5. Mapa de Problemas Sociais

Os alunos podem mapear os principais problemas sociais enfrentados em sua comunidade, como a pobreza e a violência. Essa atividade estimula a conscientização social e a busca por soluções coletivas. Habilidade BNCC: EF12CN01.

6. Mapa de Rotas de Viagem

Nesta atividade, os estudantes devem criar um mapa que represente uma rota de viagem, incluindo pontos turísticos e informações relevantes sobre cada local. Essa tarefa incentiva a pesquisa geográfica e cultural. Habilidade BNCC: EF15GE01.

7. Mapa de Emoções

Os alunos podem elaborar um mapa que represente diferentes emoções e sentimentos, associando-os a situações do cotidiano. Essa atividade promove a inteligência emocional e a empatia entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF12EF01.

8. Mapa de Conexões Matemáticas

Os estudantes podem criar um mapa que mostre as conexões entre diferentes conceitos matemáticos, como geometria, álgebra e estatística. Essa atividade ajuda a visualizar a interdisciplinaridade da matemática. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Mapa de Ações Sustentáveis

Nesta atividade, os alunos devem elaborar um mapa que represente ações sustentáveis que podem ser realizadas em sua escola ou comunidade, como a reciclagem e a economia de água. Essa tarefa estimula a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF12CI02.

10. Mapa de Influências Literárias

Os estudantes podem criar um mapa que mostre as influências literárias de um autor famoso, destacando suas obras e os contextos históricos que as cercam. Essa atividade enriquece o conhecimento literário e histórico. Habilidade BNCC: EF15LP02.

11. Mapa de Experiências de Vida

Os alunos podem desenvolver um mapa que represente suas experiências de vida, incluindo momentos marcantes e aprendizados. Essa atividade promove a reflexão pessoal e o autoconhecimento. Habilidade BNCC: EF12EF02.

12. Mapa de Invenções e Descobertas

Nesta atividade, os estudantes devem criar um mapa que ilustre as principais invenções e descobertas científicas ao longo da história, destacando seus inventores e impactos na sociedade. Habilidade BNCC: EF15CI02.

13. Mapa de Direitos Humanos

Os alunos podem elaborar um mapa que represente os principais direitos humanos, associando-os a casos históricos e contemporâneos. Essa atividade estimula a reflexão crítica sobre a cidadania e os direitos sociais. Habilidade BNCC: EF12CI03.

14. Mapa de Contribuições de Diversas Culturas

Os estudantes podem criar um mapa que mostre as contribuições de diferentes culturas para a sociedade brasileira, incluindo aspectos como culinária, música e arte. Essa atividade valoriza a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR02.

15. Mapa de Projetos de Intervenção Social

Nesta atividade, os alunos devem elaborar um mapa que represente projetos de intervenção social que podem ser realizados em sua comunidade, visando melhorias sociais e ambientais. Essa tarefa incentiva o engajamento cívico. Habilidade BNCC: EF12CN02.