15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil formas geométricas

1. Caça ao Tesouro Geométrico

Nesta atividade, os alunos devem procurar formas geométricas escondidas pela sala de aula ou no pátio da escola. Os professores podem criar pistas que levem os alunos a diferentes locais onde as formas estão escondidas. Essa atividade estimula a observação e o reconhecimento das formas no ambiente. Habilidade BNCC: (EF15MA01) – Identificar e nomear formas geométricas em diferentes contextos.

2. Montagem de Quebra-Cabeças de Formas

Os alunos podem criar quebra-cabeças utilizando recortes de diferentes formas geométricas. Após montarem os quebra-cabeças, podem discutir sobre as características de cada forma. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a coordenação motora. Habilidade BNCC: (EF15MA02) – Reconhecer e comparar formas geométricas planas.

3. Desenho com Formas Geométricas

Os alunos devem criar uma obra de arte utilizando apenas formas geométricas. Essa atividade pode ser realizada com materiais como papel colorido, canetinhas ou tinta. Ao final, os alunos podem apresentar suas obras e explicar quais formas usaram. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Produzir e apresentar obras de arte utilizando diferentes materiais.

4. Jogo da Memória Geométrico

Os professores podem criar um jogo da memória com cartas que contenham diferentes formas geométricas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar o reconhecimento das formas. Habilidade BNCC: (EF15MA03) – Jogar e desenvolver estratégias em jogos que envolvem formas geométricas.

5. Construção de Formas com Massinha

Os alunos podem usar massinha de modelar para criar diferentes formas geométricas. Essa atividade é excelente para desenvolver a coordenação motora e a criatividade. Após a construção, os alunos podem apresentar suas criações e discutir sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF15MA04) – Criar e representar formas geométricas utilizando diferentes materiais.

6. Formas na Natureza

Os alunos podem realizar uma caminhada ao ar livre para observar formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Após a atividade, os alunos podem desenhar ou fotografar as formas que encontraram. Habilidade BNCC: (EF15MA05) – Identificar formas geométricas em elementos da natureza.

7. Formas em Movimento

Os alunos podem participar de uma atividade em que devem criar movimentos que representem diferentes formas geométricas. Por exemplo, podem se mover como um triângulo, quadrado ou círculo. Essa atividade promove a expressão corporal e a compreensão das formas. Habilidade BNCC: (EF15EF01) – Explorar e criar movimentos que representem formas geométricas.

8. Formas e Cores

Os alunos podem realizar uma atividade em que devem classificar formas geométricas por cores. Essa atividade pode ser feita com recortes de papel ou objetos do dia a dia. A classificação ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a organização. Habilidade BNCC: (EF15MA06) – Classificar e organizar formas geométricas de acordo com suas características.

9. Formas em Música

Os alunos podem criar uma canção ou rima que mencione diferentes formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização. Os alunos podem apresentar suas canções para a turma. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Criar e apresentar produções artísticas que envolvem música e formas geométricas.

10. Formas e Construções

Os alunos podem usar blocos de montar para construir diferentes estruturas geométricas. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades espaciais e a compreensão das formas em três dimensões. Habilidade BNCC: (EF15MA07) – Construir e representar formas geométricas em diferentes contextos.