15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física 6º ao 9º ano

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para incluir regras que promovam a inclusão e a cooperação entre os alunos. Para esta atividade, divida a turma em duas equipes e utilize bolas leves. As habilidades BNCC correspondentes são EF15EF01 e EF15EF02, que abordam a prática de jogos e a promoção de valores como respeito e trabalho em equipe.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações que envolvam atividades como saltos, corridas e exercícios de força. Cada estação deve ter um tempo determinado para que todos os alunos possam participar. As habilidades BNCC relacionadas são EF15EF03 e EF15EF04, que incentivam a prática de atividades físicas diversificadas e o desenvolvimento de habilidades motoras.

3. Dança e Movimento

Promover uma aula de dança onde os alunos possam aprender diferentes estilos, como hip-hop, samba ou dança de salão. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. As habilidades BNCC correspondentes são EF15EF05 e EF15EF06, que tratam da expressão artística e do desenvolvimento da coordenação motora.

4. Torneio de Vôlei

Organizar um torneio de vôlei entre as turmas, onde os alunos possam aplicar as regras do jogo e trabalhar em equipe. Essa atividade promove a competitividade saudável e o respeito às regras. As habilidades BNCC relacionadas são EF15EF07 e EF15EF08, que abordam a prática de esportes coletivos e a valorização do trabalho em equipe.

5. Atividades de Orientação

Realizar uma atividade de orientação em que os alunos devem encontrar pontos específicos em um mapa. Essa atividade desenvolve habilidades de localização e trabalho em grupo. As habilidades BNCC correspondentes são EF15EF09 e EF15EF10, que tratam da exploração do espaço e do desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.

6. Jogos Tradicionais

Resgatar jogos tradicionais como a amarelinha, o pega-pega e a cabra-cega. Essas atividades promovem a cultura popular e o desenvolvimento motor. As habilidades BNCC relacionadas são EF15EF11 e EF15EF12, que incentivam a valorização da cultura e a prática de atividades lúdicas.

7. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, realizar atividades aquáticas que envolvam natação e jogos na água. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento da resistência e da coordenação. As habilidades BNCC correspondentes são EF15EF13 e EF15EF14, que abordam a prática de atividades aquáticas e a segurança no ambiente aquático.

8. Ginástica Rítmica

Introduzir a ginástica rítmica como uma forma de atividade física que combina dança e movimentos corporais com música. Os alunos podem criar suas próprias coreografias. As habilidades BNCC relacionadas são EF15EF15 e EF15EF16, que tratam da expressão corporal e do desenvolvimento da criatividade.

9. Corrida de Revezamento

Organizar uma corrida de revezamento onde os alunos devem trabalhar em equipe para completar a prova. Essa atividade promove a cooperação e o espírito esportivo. As habilidades BNCC correspondentes são EF15EF17 e EF15EF18, que abordam a prática de corridas e o desenvolvimento de habilidades sociais.

10. Atividades de Relaxamento e Alongamento

Incluir sessões de relaxamento e alongamento ao final das aulas de educação física. Essas atividades ajudam na recuperação muscular e na conscientização corporal. As habilidades BNCC relacionadas são EF15EF19 e EF15EF20, que tratam da importância do relaxamento e do autocuidado.