15 Ideias de Atividades (BNCC) letra Z educação infantil

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartas com imagens de animais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e a concentração. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF01, que aborda o reconhecimento de diferentes espécies de animais e suas características.

2. Zootecnia na Prática

Os alunos podem participar de uma visita a uma pequena propriedade rural ou a um zoológico, onde aprenderão sobre a criação de animais e a importância da zootecnia. A atividade pode incluir a observação de diferentes espécies e a discussão sobre seus habitats, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

3. Zíper da Amizade

Os alunos podem criar um “zíper da amizade”, onde cada um desenha ou escreve algo positivo sobre um colega. As partes do zíper podem ser unidas em um mural, promovendo a amizade e o respeito mútuo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF03, que enfatiza a convivência e o respeito nas relações sociais.

4. Zangado e Feliz

Uma atividade de dramatização onde as crianças representam diferentes emoções, como a raiva e a felicidade. Elas podem criar pequenas cenas que demonstrem como lidar com essas emoções. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF04, que aborda a identificação e a expressão de emoções.

5. Zumbido do Inseto

Os alunos podem criar instrumentos musicais simples, como chocalhos, e realizar uma apresentação musical imitando os sons dos insetos. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF05, que trata da exploração de diferentes sons e ritmos.

6. Zona de Conforto

Uma atividade onde as crianças são incentivadas a desenhar ou representar o que as faz sentir seguras e confortáveis. Em seguida, podem compartilhar suas criações com os colegas, promovendo a empatia e o entendimento das emoções alheias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF06, que aborda a valorização das experiências pessoais.

7. Zangão e a Colmeia

Os alunos podem aprender sobre a vida dos zangões e a importância das abelhas na polinização. A atividade pode incluir a construção de uma colmeia em miniatura, onde as crianças podem observar a organização social das abelhas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF07, que trata da observação e descrição de seres vivos.

8. Zorro e a Floresta

Uma atividade de contação de histórias onde os alunos criam uma narrativa sobre um zorro que vive em uma floresta. Eles podem desenhar as cenas da história e apresentar para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF08, que aborda a produção e a apreciação de narrativas.

9. Zíper de Palavras

Os alunos podem criar um “zíper de palavras”, onde cada um escreve uma palavra que começa com a letra Z em um pedaço de papel. As palavras podem ser unidas em uma linha, formando um zíper de palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF09, que trata do reconhecimento e uso de letras e palavras.

10. Zoológico de Idéias

Os alunos podem criar um zoológico em sala de aula, onde cada um traz uma ideia de animal e apresenta para os colegas. Eles podem desenhar, recortar e colar imagens de animais, criando um mural coletivo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF10, que aborda a pesquisa e a apresentação de informações.