15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o filme “Escritores da Liberdade”

1. Análise de Personagens

Os alunos podem realizar uma análise detalhada dos personagens principais do filme “Escritores da Liberdade”. Eles devem identificar as características, motivações e transformações que cada personagem sofre ao longo da trama. Essa atividade pode ser complementada com a criação de um mural onde os alunos expõem suas análises. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Preconceito e Diversidade

Promover um debate em sala de aula sobre os temas de preconceito e diversidade abordados no filme. Os alunos devem trazer exemplos da vida real que se relacionem com as situações apresentadas no filme. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Criativo

Os alunos podem escrever uma carta de um dos personagens para outro, expressando seus sentimentos e reflexões sobre os eventos do filme. Essa atividade incentiva a criatividade e a escrita reflexiva. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de um Diário de Bordo

Cada aluno pode criar um diário de bordo, narrando os principais acontecimentos do filme sob a perspectiva de um personagem específico. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de narração e a compreensão de diferentes pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Mapa Conceitual dos Temas

Os alunos devem elaborar um mapa conceitual que relacione os principais temas do filme, como liberdade, educação e superação. Essa atividade estimula a organização do pensamento e a visualização de conexões entre ideias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos compartilham trechos do livro que inspirou o filme, “O Diário de Anne Frank”. Essa atividade promove a leitura compartilhada e a discussão sobre a importância da literatura. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Pôsteres Temáticos

Os alunos podem criar pôsteres que representem os principais ensinamentos do filme. Eles devem incluir citações impactantes e imagens que simbolizem os temas abordados. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Entrevista com um Personagem

Os alunos podem realizar uma atividade de dramatização onde um aluno interpreta um personagem do filme e os demais fazem perguntas sobre suas experiências e sentimentos. Essa atividade desenvolve habilidades de oratória e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Análise de Cenas Importantes

Selecionar algumas cenas-chave do filme para que os alunos analisem o impacto emocional e a mensagem transmitida. Eles devem discutir como essas cenas se relacionam com a vida real. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Projeto de Ação Social

Os alunos podem desenvolver um projeto de ação social inspirado nas lições do filme, como campanhas de conscientização sobre bullying ou preconceito. Essa atividade promove a cidadania e o engajamento social. Habilidade BNCC: EF15LP10.