15 Ideias de Atividades (BNCC) 2º ano fundamental 1

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições ou imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem participar da contação de histórias, assumindo papéis e interagindo com o narrador. Essa atividade desenvolve a oralidade e a criatividade, além de promover a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma história ou um poema. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Os professores podem criar pistas que envolvam operações matemáticas simples. Os alunos devem resolver as questões para encontrar o “tesouro”. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que demonstrem conceitos básicos de ciências, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos. Os alunos podem observar e registrar os resultados, desenvolvendo o método científico. Habilidade BNCC: EF02CI01.

6. Atividades de Artes Visuais

Os alunos podem criar obras de arte utilizando diferentes materiais, como papel, tinta e recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF02AR01.

7. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades que envolvem quebra-cabeças e jogos de tabuleiro que estimulem o raciocínio lógico e a estratégia. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a interação social. Habilidade BNCC: EF02MA02.

8. Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de sessões de leitura em grupo, onde um aluno lê em voz alta e os outros acompanham. Essa atividade desenvolve a fluência e a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem pesquisar um tema e criar cartazes para apresentar à turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de informações e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF02HI01.

10. Jogos de Rimas e Sons

Os alunos podem participar de atividades que envolvam rimas e sons, como cantar músicas ou criar rimas. Essa atividade desenvolve a consciência fonológica e a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Atividades de Educação Física

Promover jogos e brincadeiras que estimulem a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos podem participar de atividades como corrida de obstáculos ou jogos de bola. Habilidade BNCC: EF02EF01.

12. Experiência de Plantio

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio, aprendendo sobre o ciclo das plantas e a importância da natureza. Essa atividade promove a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF02CI02.

13. Montagem de Quebra-Cabeças

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar quebra-cabeças, desenvolvendo habilidades de cooperação e raciocínio espacial. Habilidade BNCC: EF02MA03.

14. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, utilizando conceitos matemáticos e de linguagem. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF02MA04.

15. Apresentação de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a oratória. Habilidade BNCC: EF15LP06.